O juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública de Londrina, Marcos José Vieira, rejeitou pedido de liminar da Abrasel e manteve o decreto que determina o fechamento de bares e outros estabelecimentos que tenham como prioridade a venda de bebidas alcoólicas até a quinta-feira (18), em Londrina. O despacho do magistrado foi publicado nesta sexta-feira (12).
A Abrasei tentou na Justiça derrubar o decreto do prefeito Marcelo Belinati (PP) que baixou lei seca entre esta sexta-feira (12) e a próxima quinta-feira (18) em espaços públicos em Londrina, proibindo o funcionamento de estabelecimentos que vendam bebidas para consumo no local. As medidas, seguidas também por Rolândia, Cambé e Ibiporã, visam evitar aglomerações no período do carnaval, que acabou cancelado em 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus.
Ao analisar o pedido da Abrasel, o magistrado considerou que a Prefeitura de Londrina tem competência para determinar o fechamento de bares, pelo interesse maior de combate ao crescimento da pandemia no município, e reconheceu que, apesar de poder trazer prejuízos para os comerciantes, deve resultar em benefícios ao evitar o aumento da procura por hospitais em decorrência da doença.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
A reportagem tenta contato com a direção da Abrasel para comentar a rejeição do pedido judicial.