O decreto nº 994, datado do último dia 14, mas publicado no Jornal Oficial do Município da última quinta-feira (20), decretou novo estado de emergência na área da Saúde de Londrina. O processo faz uma série de considerações relacionados à epidemia de dengue que atingiu a cidade neste ano. São quase oito mil casos confirmados da doença, além de milhares de notificações e quatro mortes.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado foi decretado para que a atual administração consiga fazer a contratação, de modo emergencial, de mais agentes de endemias. Atualmente, a cidade conta com cerca de 200 profissionais.
O número necessário para Londrina, segundo dados do Ministério de Saúde, seria de 260 agentes. Só assim o município vai conseguir dar conta das ações preventivas e de combate à dengue. O decreto também autoriza o município a utilizar servidores de outras secretarias em ações contra a doença.
Leia mais:
APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina
Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão
Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta
Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA
Clique aqui para ter acesso ao Jornal Oficial do Município que prevê o decreto nº 994
Esta é a quinta medida emergencial adotada pela prefeitura em menos de um ano. A primeira delas foi decretada no início de 2011, por causa da epidemia de dengue; a segunda em junho, após o término dos contratos com os institutos Gálatas e Atlântico.
Já a terceira está relacionada à prorrogação por mais 90 dias desta segunda medida, para viabilizar a manutenção de contratos emergenciais da Saúde que ainda são necessários. E a quarta foi decretada neste mês, após o forte temporal que atingiu Londrina no último dia 15.