O Instituto Agronômico do Paraná terá em Londrina um laboratório exclusivo para pesquisar o potencial energético de microrganismos, dos quais se poderá extrair combustível de forma limpa e sustentável. O novo laboratório, fruto de um convênio firmado com a Copel, será inaugurado nesta segunda-feira (25), junto à sede do Instituto na cidade. Em seguida, haverá mesa redonda e palestra sobre o tema abertas a estudantes e profissionais da área.
A conclusão do laboratório de microalgas elevará a uma nova etapa o trabalho de pesquisa, que foi iniciado há poucos meses. De acordo com a coordenadora da pesquisa pelo Iapar, a doutora em microbiologia Diva Andrade, os resultados obtidos até agora são promissores.
A equipe já isolou mais de 70 exemplares de microalgas encontradas na região de Londrina e vem realizando testes para determinar os ambientes e nutrientes mais adequados para o cultivo dos microrganismos.
Leia mais:
Com atraso, obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
Até o final de 2011, a Copel deverá investir R$ 2,2 milhões no projeto desenvolvido pelo Iapar, que também conta com a parceria da Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento do Agronegócio do Paraná.