Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atraso

Londrina pode perder verba para sede da Criminalística

Redação Bonde
07 set 2010 às 08:58

Compartilhar notícia

Vista aérea do terreno que seria doado pela Prefeitura para construção da futura sede do Instituto de Criminalística - AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Peritos do Instituto de Criminalística de Londrina estão preocupados com a demora na doação de um terreno municipal para o estado onde seria construída a nova sede do orgão de perícia, que hoje funciona em um prédio alugado, com pouco espaço, na Rua Ohio, próximo à universidade Unifil.

Em junho, o governo do estado, por meio da Agência Estadual de Notícias, dava como certa a doação de um terreno de 6 mil metros quadrados, próximo ao 5º Batalhão da Polícia Militar, na zona sul de Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Porém, segundo o chefe-adjunto do IC em Londrina, Luis Noboru Marukawa, a demora poderá comprometer o projeto da nova sede. A verba para a construção do prédio é do governo federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e tem prazo para ser liberada. "Não sabemos exatamente qual o prazo. Sabemos que ainda está disponível, mas a demora do projeto pode comprometer a liberação do recurso", disse à Rádio Paiquerê AM.

Leia mais:

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo

Imagem de destaque
Aproveite o 13º com cuidado

Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina


Noboru explicou que a prefeitura apresentou alguns terrenos, mas tinham problemas: ou eram inferiores à metragem exigida pelo governo federal ou estavam em localização não permitida, ou seja, em área residencial.

Publicidade


O terreno que se mostrou perfeito para o projeto, ao lado 5º BPM, que já pertenceu à Justiça Federal, mas foi devolvido ao município, também apresentou problemas. "Duas secretarias municipais – de Saúde e Educação – demonstraram interesse no espaço para construir órgãos municipais destas áreas", disse Noboru. "Isso acabou bloqueando nosso pedido e o projeto emperrou".


A nova sede do IC teria laboratórios de química, genética, informática, fonética, documentoscopia, balística, engenharia legal, localística, microanálises, e de engenharia legal. Exames de DNA, que hoje são realizados apenas em Curitiba, também seriam feitos em Londrina.

Também está em fase de doação do terreno o projeto do Instituto Médico Legal. A área necessária é de 3 mil metros quadrados e, de acordo com entendimento inicial com a Prefeitura, seria na Avenida 10 de Dezembro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo