Hoje Londrina celebra sólidos 77 anos se preparando para um desafio tão vigoroso quanto aquele materializado com a instalação do Município em 10 de dezembro de 1934. Se naqueles tempos a promissora pequena cidade já despontava como pioneira, agora com mais de 500 mil habitantes se consolida como uma urbe média em crescimento e, novamente, se destaca nacionalmente como polo de atração de investimentos.
É com estas credenciais que Londrina se apresenta como uma força capaz de contribuir com o desenvolvimento nacional. No realinhamento econômico mundial, mesmo diante da crise, o Brasil desponta como um parceiro estratégico global e um protagonista na América Latina. Ainda que a história nos tenha ensinado a duras penas que ''milagres econômicos'' quase sempre são fugazes e traiçoeiros, especialistas e órgãos de pesquisa e planejamento concordam que o País tem à sua frente uma década de transformações e oportunidades, materializadas em megaeventos como a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas do Rio em 2016 e em investimentos produtivos como os direcionados para a exploração das riquezas do pré-sal e para a modernização de nossa infraestrutura.
Tal como ousou no passado, se lançando à jornada da colonização de uma região a ser desbravada, Londrina se organiza agora para escrever um novo capítulo em sua biografia. Junto com o País, a metrópole do Norte Paranaense já se prepara para o salto de desenvolvimento que se abre para os próximos anos. Para ressaltar este momento, a FOLHA DE LONDRINA presenteia seus leitores com quatro cadernos especiais em celebração ao 77º aniversário de Londrina.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
Falecimentos dos dias 10 e 11 de dezembro de 2024 em Londrina e região
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
No primeiro caderno, a FOLHA ressalta a mobilização empreendida por lideranças empresariais, entidades e comunidades em parceria com organismos públicos. Uma união de esforços que, no passado, garantiu conquistas fundamentais para a cidade. São pessoas comuns que trocaram a apatia pela ação, com objetivos diversos como dar mais eficiência e confiabilidade à gestão pública, otimizar o uso de recursos públicos e discutir e criar soluções para problemas do presente e do futuro próximo. Tudo isso com o propósito de garantir qualidade de vida a todos os londrinenses.
O segundo caderno apresenta os planos oficiais de repensar e redesenhar a urbanidade para os próximos anos. Traz também o debate sobre as tradicionais vocações e aponta novos potenciais para o desenvolvimento econômico da Londrina do amanhã.
Na terceira parte do Especial de Aniversário, a FOLHA destaca a criatividade produtiva de empreendedores locais. Um exemplo: a cidade é a segunda no Estado em registros de patentes. No tradicional campo da medicina, Londrina se mantém na vanguarda com técnicas inovadores no tratamento de aneurismas e AVC e o Instituto do Câncer participa de pesquisa mundial sobre leucemia. Na área de meio ambiente, uma revolução tecnológica verde avança em direção ao racionamento e otimização do uso dos recursos naturais.
O quarto e último caderno funde cultura, esporte e educação mostrando todo o potencial criativo dos artistas, atletas e pesquisadores londrinenses. No futebol, o Tubarão retomou seu lugar na elite do Estadual e projeta a Série B do Brasileirão em 2014. Nas quadras de tênis, a cidade forja alguns dos nomes com potencial para representar o futuro do esporte no País. Na área cultural, o desafio é criar o novo nas artes londrinense. Nas universidades, fervilham ideias e projetos inovadores. Tudo isso com o sotaque marrrcante do Norte do Paraná. (Leia a edição imprensa da Folha de Londrina deste sábado (10), aniversário de Londrina)