Pesquisar

Canais

Serviços

Semana da Água

Londrina sedia encontro de prefeitos da bacia do Paranapanema

- Divulgação
Redação Bonde com N.Com
15 mar 2016 às 14:35
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade

Na próxima sexta-feira (18), das 9 às 12h30 horas, será realizado o "1º Encontro de Prefeitos Municipais da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema: Oportunidades e Desafios", abrindo as comemorações da Semana da Água". Será no Parque de Exposições Ney Braga – Recinto "Milton Alcover". As inscrições devem ser feitas pela internet. Clique aqui.

Continua depois da publicidade

O prefeito Alexandre Kireeff (PSD) estará presente no encontro, que é voltado para prefeitos municipais e deputados estaduais e federais que atuam na Bacia Hidrográficado Rio Paranapanema. A bacia compreende uma área de 106 mil quilômetros quadrados e é um divisor natural dos Estados do Paraná e São Paulo, abrangendo 247 municípios,sendo 115 cidades paulistas e 132 paranaenses,onde vivem cerca de 4,8 milhões de habitantes.


O objetivo do encontro é mobilizar e promover a articulação permanente dos prefeitos do Paraná e São Paulo, que integram a Bacia Hidrográfica; lançar oficialmente o Movimento pelas Águas do Rio Paranapanema e apresentar o processo de eleição de prefeitos para compor o Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH-Paranapanema).


CBH-Paranapanema


O plenário do Comitê é composto por 50 membros, incluindo representantes do poder público (União, Estados e Municípios), ONGs e organizações técnicas de ensino e pesquisa da área de recursos hídricos, comunidades indígenas e usuários da bacia – abastecimento urbano, indústria, agropecuária, geração de energia, entre outros usos.

Continua depois da publicidade


Seis comitês de bacias afluentes compõem a Bacia Hidrográfica (Pontal do Paranapanema, Médio Paranapanema e Alto Paranapanema, em São Paulo, e Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro, no Paraná). O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema foi instituído em 2012 é o 9º Comitê de Bacia Hidrográfica do país instalado em rio de domínio da União.


Temas


Um dos temas de destaque do encontro é o Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH Paranapanema), que está em construção pelo Comitê de Bacia. Durante o fórum, os prefeitos e participantes vão dialogar sobre as oportunidades e desafios que o Comitê de Bacia apresenta, além de destacar o papel estratégico dos municípios.


O PIRH da Unidade de Gestão dos Recursos Hídricos Paranapanema (UGRH) é um instrumento da Política Nacional de Recursos Hídricos instituída pela Lei Federal nº 9.433/97. O plano é uma ferramenta fundamental para a gestão dos recursos hídricos, uma vez que elenca prioridades, avalia a conjuntura e a situação da bacia, sugere programas e projetos.


Em suma, visa a gestão dos usos múltiplos da água, considerando as metas a serem alcançadas em consonância com a conservação dos recursos hídricos existentes. São três as etapas principais do planejamento: Diagnóstico, Prognóstico e Plano de ações. O PIRH Paranapanema teve seus trabalhos iniciados em 2013 e deve ser concluído em agosto de 2016.


PROGRAMAÇÃO


9 horas | Recepção
9h30 | Coletiva com a Imprensa – Movimento pelas Águas do Paranapanema.
10 horas | Abertura do Encontro – Autoridades
10h40 | Apresentação da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema:
Plano Integrado de Recursos Hídricos e as prioridades municipais como instrumento de gestão dos recursos hídricos.
Palestrante: Everton Souza – Presidente do CBH-PARANAPANEMA


11h10 | Processo Eleitoral do CBH Paranapanema
Palestrante: Jairo da Costa e Silva – Prefeito de Tarumã
11h25 | Encaminhamentos – Oportunidades e desafios.
Coordenação: Everton de Souza – Presidente do CBH-PARANAPANEMA


12h30 | Almoço de Confraternização

*Programação disponibilizada no site www.paranapanema.org


Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade