O Movimento Brasil Competitivo divulgou na tarde desta terça-feira (29) os resultados parciais do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP) em Londrina. O projeto, que tem como objetivo modernizar e tornar mais eficiente a máquina pública, superou metas estabelecidas para o equilíbrio fiscal.
No período de agosto de 2010 a fevereiro deste ano, o município acumulou ganhos em redução de despesa e aumento de receita de R$ 21,8 milhões, superando em 105% a meta definida na etapa de planejamento.
Desde que começou a ser implementado, há sete meses, o programa reduziu gargalos e processos burocráticos que dificultavam o andamento de projetos. Um exemplo é a conquista da aprovação de alteração no decreto municipal nº 52, que exigia a impressão de pranchas nas licitações de obras públicas.
Leia mais:
Grupo Mulheres do Brasil distribui o 'Violentrômetro' neste domingo em Londrina
Lar São Vicente de Paulo precisa de doações de produtos natalinos
Quartos do pós-parto na Maternidade de Londrina recebem aparelhos de frigobar
Mostra de Música de Câmara inicia temporada nas igrejas de Londrina
A partir do acompanhamento, também foram criados padrões mais claros na realização das obras municipais, sejam elas feitas a partir de convite, tomadas de preços ou concorrência.
Entre as metas já alcançadas para a Saúde, estão a diminuição do tempo de espera nos atendimentos hospitalares de pacientes de risco e a capacitação das equipes que atuam em Unidades de Saúde Piloto. O planejamento incluiu a qualificação das visitas realizadas às famílias do município e a melhoria do sistema de distribuição de medicamentos em hospitais públicos.
As metas estabelecidas para a prefeitura de Londrina incluem a melhoria da saúde, o aumento da agilidade e da transparência nos processos entre prefeitura e secretárias do município, buscando o equilíbrio fiscal e a economia dos gastos públicos. Com cerca de 50% dos projetos já iniciados, colaboradores esperam agora repassar aos servidores os conhecimentos já obtidos sobre a gestão do município, como forma de dar sustentabilidade ao Programa.