O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, assinou hoje (dia 10), pela manhã, no gabinete, o decreto número 276, que institui o Orçamento Criança em Londrina. A medida é pioneira no país e determina que, já para o próximo ano, serão especificados em lei todos os investimentos a serem feitos pelo município, na atenção integral à criança e ao adolescente.
De acordo com o prefeito, o decreto garante atendimento às políticas públicas definidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), já que as resoluções estarão garantidas na formulação das peças orçamentárias. As informações são do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.
Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Edsônia Jadma Marcelino de Souza, por meio do Orçamento Criança poderão ser identificados todos os investimentos feitos nas áreas de assistência social, de educação, de cultura, de esporte e outras secretarias municipais, direcionados ao atendimento à criança e ao adolescente. A previsão orçamentária da Prefeitura de Londrina para 2008 é de cerca de R$ 600 milhões, com prioridade para a atenção integral à criança e ao adolescente, políticas de inclusão, austeridade, desenvolvimento econômico sustentável, e cuidados com o meio ambiente.