Em testes desde a última semana, o primeiro "sinaleiro inteligente" do trânsito de Londrina deve entrar em funcionamento a partir desta quarta-feira (30). Instalado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o semáforo fica no cruzamento entre as ruas Humaitá e Anna Morena de Mello Menezes, nas proximidades do lago Igapó 2.
Este é o primeiro equipamento com o novo dispositivo em teste na cidade: um sensor de presença que detecta a proximidade de veículos. O objetivo é desafogar o trânsito em vias de grande movimentação onde há cruzamentos com baixa circulação.
No local escolhido para teste do modelo, atualmente, mesmo que não haja carros aguardando passagem na rua Anna Morena, o sinaleiro da Humaitá fecha e paralisa o fluxo da via. Então, o semáforo na outra rua permanece "aberto para ninguém".
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Agora, com a instalação do semáforo inteligente, o trânsito na rua Humaitá ficará o tempo todo liberado e só será interrompido quando algum condutor se aproximar do cruzamento para realizar a conversão. "A proposta é evitar um abre e fecha do sinal pra nada. Mas o ponto principal é regular o trânsito, para deixá-lo mais dinâmico e com fluidez em cruzamentos ociosos, os quais geram congestionamentos. Se o equipamento for aprovado durante a fase de testes, outros 7 pontos devem receber o dispositivo até o final do ano", explica Hemerson Pacheco, diretor de trânsito da CMTU.
Travessia de pedestres
Além do sensor que percebe a presença dos veículos para fechar o sinal em poucos segundos, o semáforo contará com outra tecnologia: botão para pedestre. Segundo Pacheco, a medida visa contribuir no processo educativo, motivando a travessia correta, na faixa.
"Este modelo também conta com o dispositivo para que as pessoas possam atravessar com segurança. Por isso, temos realizado ações com os agentes de trânsito, para ensinar e incentivar o uso das botões nos locais. Se bem instruído, esse recurso pode ser um aliado para que o cidadão não atravesse em local errado e perigoso", ressalta o diretor.
Os dispositivos mais antigos funcionam na avenida Duque de Caxias, em frente à Prefeitura, e na avenida Saul Elkind, na altura do nº 2.177. Também no cruzamento das avenidas Laranjeiras com Pioneiros, Ayrton Senna com Terras de Santana, Maringá com Tiradentes, na avenida Higienópolis com rua Professor Joaquim de Matos Barreto e JK com Paranaguá.
Recentemente, a Companhia equipou os semáforos da avenida Maringá com a rua Astorga com os botões e já planeja inseri-las na travessia da Higienópolis com a rua Montevidéu. No total, Londrina conta com 23 botoeiras em mais de 8 cruzamentos.
"Temos modelos diferentes: na Duque de Caxias e na Saul Elkind, por exemplo, o botão pode ser acionado e a travessia é liberada logo em seguida. Em outros cruzamentos, com semáforos de 2 ou 3 tempos, como acontece no equipamento da Tiradentes com a Maringá, o sinal fica verde para o pedestre somente após completar o ciclo normal do semáforo. Por isso, se a pessoa não apertar o botão, a travessia permanecerá aberta somente para os carros", explica Hemerson. Os semáforos diferenciados possuem adesivos explicativos para instrução dos pedestres.