Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Faltosos

Mais de 4 mil eleitores podem perder o título em Londrina

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
21 fev 2013 às 15:37

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições podem ter o seu título cancelado. Em Londrina, 4.550 estão em situação pendente e podem perder o direito do voto.

A informação foi divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com o TSE, para regularizar a situação, esses eleitores devem comparecer ao cartório eleitoral no período de 25 de fevereiro a 25 de abril portando documento oficial com foto, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa eleitoral e de recolhimento ou dispensa de recolhimento de multa. A atualização cadastral ocorre sempre no ano posterior às eleições.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os dados de eleitores faltosos estão disponíveis no site do TSE. No Paraná, 67.671 podem ter o documento cancelado. Em Curitiba, apenas 7 pessoas estão sob risco. Em Maringá a quantidade supera Londrina, com 4.581 eleitores. Na região, em Cambé são 725; Ibiporã, 516; Rolândia, 418; e Tamarana, 113.

Leia mais:

Imagem de destaque
Programa empreender

Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina

Imagem de destaque
Distrito de Lerroville

Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²

Imagem de destaque
Perto da barragem

Encontro de carros antigos e rebaixados acontece neste domingo em Londrina

Imagem de destaque
Pioneiros

Sessão Kinopus exibe filmes restaurados para comemorar os 90 anos de Londrina


Desde ontem, a relação das inscrições passíveis de cancelamento está disponível nos cartórios eleitorais para consulta pelos interessados. O eleitor também pode verificar se o seu documento está sujeito a cancelamento no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção "Serviços ao eleitor".

Publicidade


A Justiça Eleitoral não vai expedir qualquer tipo de notificação ao eleitor, seja de forma impressa (correspondência) ou eletrônica (e-mail), sobre a situação do título.


O TSE ressalta que o não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes implicará o cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio de 2013.

Publicidade


Em caso de cancelamento do registro, conforme o TSE, quem não regularizar a situação do título eleitoral poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição.


A irregularidade também pode gerar dificuldades para investidura e nomeação em concurso público, renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.


Fórum fechado
A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, por unanimidade, aprovou a Resolução 641/2013, que suspende o atendimento eleitoral nos municípios de Londrina e Tamarana, no período de 21 de fevereiro a 1º de março de 2013.

A medida se fez necessária por conta da proximidade do início da revisão biométrica nos referidos municípios, a partir do dia 04 de março, data a partir da qual todos os eleitores de Londrina e Tamarana deverão comparecer ao Fórum Eleitoral de Londrina para proceder ao cadastro biométrico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo