No Dia da Consciência Negra, a Câmara de Vereadores de Londrina faz uma homenagem a dois militantes do movimento negro local - Vilma Santos de Oliveira e Oscar do Nascimento - com a entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares. A cerimônia, marcada para hoje às 20 horas, também abre oficialmente a 5ª Semana Zumbi dos Palmares, organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Londrina.
A mãe de santo Vilma Santos de Oliveira, conhecida como Yá Mukumbi, atua no movimento negro há mais de 25 anos. Além das atividades do candomblé, ela desenvolve uma série de projetos sócio-culturais em benefício da comunidade negra em Londrina. Aos 52 anos de idade, Vilma Oliveira coordena o Pró-Ranti (Projeto da Raça Negra, Tradição e Identidade) e integra o Conselho Municipal da Comunidade Negra de Londrina.
O outro homenageado da noite é o advogado e economista Oscar do Nascimento. Nascido em 1929 na cidade de Coroados (interior de São Paulo), ele reside em Londrina desde os cinco anos de idade. Filho de agricultores, formou-se em duas faculdades - por esforço e decisão do pai, que faleceu quando ele tinha 16 anos. Oscar do Nascimento conta que iniciou o curso de Economia na Universidade Federal do Paraná em 1953 e o curso de Direito na Universidade Estadual de Londrina, em 1961.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
SERVIÇO:
Entrega do Prêmio Zumbi dos Palmares a Vilma Santos de Oliveira e a Oscar dos Nascimento. Hoje, às 20 horas, na Câmara Municipal de Londrina.
Leia a reportagem completa na Folha de Londrina desta quarta-feira.