Morreu no início da manhã desta segunda-feira (21) o professor Darli Antonio Soares, do Departamento de Saúde Coletiva da UEL, pioneiro do curso de Medicina da UEL. O velório está sendo realizado no salão paroquial da Paróquia dos Sagrados Corações (Rua Mato Grosso, 1.167 - esq. com JK). O sepultamento será às 17 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras.
O professor Darli atuava no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do CCS e no Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nesco). Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP em 1968, ingressou na UEL em 1970, no Departamento de Saúde Coletiva, a convite do professor Nelson Rodrigues do Santos.
Participou da criação do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que completará 20 anos no próximo ano e já formou uma centena de mestres. Exerceu diversos cargos na universidade, como chefe do gabinete do reitor, pró-reitor de Saúde e Assistência Social e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi professor na graduação ou professor/orientador da pós-graduação da grande maioria dos docentes que exercem, atualmente, atividades no Departamento de Saúde Coletiva. Tem diversas publicações em periódicos nacionais ou internacionais e em capítulos de livros, além de livros organizados. Em sua última semana de trabalho, participou da aula inaugural do nível de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, recém-recomendado pela Capes, além de ter orientado alunos da pós-graduação.
Leia mais:
'Dor sem fim', afirma mãe de jovem londrinense vítima do Maníaco do Parque
Arte Total leva a diversidade cultural de Londrina à Associação Médica de Londrina
Projeto 'Orquestrando o Futuro' reúne cerca de 1.200 alunos no Ouro Verde
Hospitais de Londrina recebem concertos natalinos na próxima semana
Segundo nota divulgada pelo Departamento de Saúde Coletiva, o professor Darli "deixa uma infinidade de ex-alunos que fizeram com ele suas primeiras inserções na Epidemiologia". Completa a nota: "Darli Antonio Soares foi exemplo de dedicação ao trabalho, ética e compromisso com um mundo melhor, e fará grande falta a todos que puderam compartilhar da sua experiência e afeto".