O Ministério Público do Paraná promove nesta terça-feira (07), em Londrina, audiência pública para discutir o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dos municípios da região. O procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, do MP-PR, conduzirá o encontro. Participarão da audiência prefeitos e secretários de Meio Ambiente, Saúde e Educação de 26 municípios, bem como os promotores de Justiça que atuam nessas comarcas. A reunião será às 9 horas, no auditório do Clube de Engenharia (Avenida Maringá, 2400).
Conforme previsto em reunião similar realizada em março, também em Londrina, o Ministério Público vai cobrar das administrações municipais informações sobre o volume de resíduos que vêm separando para a reciclagem, mês a mês, desde março de 2007, e o quanto vêm fazendo de compostagem (transformação de material orgânico em adubo). Também será requerida das prefeituras a elaboração de Plano de Arborização e do Plano de Recuperação de Mata Ciliar, projetos que devem ser apresentados ao Instituto Ambiental do Paraná, para análise.
Foram convidados para a audiência representantes dos municípios de Londrina, Alvorada do Sul, Apucarana, Arapongas, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Cafeara, Califórnia, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rolândia, Sabáudia, Sertanópolis, Tamarana e Cambira.