As promotorias de Justiça de Londrina farão neste sábado, 20 de setembro, "mutirões" de atendimento à população nos distritos de São Luiz e Irerê, que pertencem à comarca (veja, abaixo, o horário e o local dos atendimentos). O objetivo é garantir aos cidadãos o acesso aos vários serviços prestados pelo Ministério Público do Paraná que, desta forma, ficará mais próximo dos moradores destas comunidades.
As ações, que prosseguirão até o dia 27 de setembro em vários distritos e municípios da região (ver cronograma abaixo), tiveram início no dia 30 de agosto, em Tamarana, que integra a Região Metropolitana de Londrina, e no distrito de Guaravera, na zona rural da cidade. Também já foram atendidos os distritos de Paiquerê, Warta e Espírito Santo.
Atendimentos – Nos "mutirões", o MP-PR fará atendimentos de casos de violência (física, verbal e psicológica) contra mulheres, crianças e adolescentes, idosos e pessoas portadoras de deficiência; dará orientações sobre divórcio, pensão alimentícia investigação de paternidade, aposentadoria, direitos de deveres de pessoas com deficiência, de crianças e adolescentes, entre outras demandas.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Receberá, também, denúncias de casos envolvendo danos ambientais; de crimes de toda natureza (inclusive tráfico de drogas); de discriminação (cor, raça, religião, gênero, etc); de situações que envolvem obras públicas, como desvio de verbas, corrupção, abuso de poder; e de problemas em escolas e creches (como falta de vagas). A população poderá levar, ainda, aos integrantes do MP, reclamações quanto a atendimentos na saúde, sobre falta de médicos e de remédios e sobre danos causados ao consumidor.
Para o atendimento à comunidade, além de promotores de Justiça, servidores e estagiários das Promotorias de Justiça da região, os moradores poderão contar com o atendimento de voluntários, advogados e representantes de órgãos públicos, como a Cohab e o INSS.
Iniciativa – A ideia dos "mutirões" surgiu da necessidade de aproximar o Ministério Público dos cidadãos, em especial aqueles que mais necessitam de suas ações institucionais. Pensando nisso, os promotores de Justiça da área criminal de Londrina estabeleceram, como iniciativa do Plano Setorial de 2014, a realização de atendimentos às comunidades rurais da região, que possuem menos acesso aos serviços públicos.
Confira, abaixo, a programação dos atendimentos (sujeita a alterações):
Distrito de São Luiz
Data: 20.09.2014 (sábado)
Horário: 13 às 18 horas
Local: Paróquia São Luiz Gonzaga - Rua General Osório, nº 296, Distrito de São Luiz, Londrina/PR
Promotores: Cláudio Rubino Zuan Esteves, Luciana Marcos Rabello Zuan Esteves, Maísa Aparecida de Araújo e Sandra Regina Koch.
Distrito de Irerê
Data: 20.09.2014 (sábado)
Horário: 10 às 13 horas
Local: Creche São José - Rua Antonio Calheiros, n° 149, Distrito de Irerê, Londrina/PR
Promotores: Cláudia Rodrigues de Morais Piovezan