Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
"Sensação de frustração"

Mudança na lei deve aumentar contrabando em Londrina

Danilo Marconi-Equipe Bonde
11 jul 2011 às 19:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A lei 12.403/2011, que entrou em vigor na última semana e alterou diversos dispositivos do Código do Processo Penal, não foi bem recebida no meio policial. A nova legislação proíbe prisão preventiva para crimes com pena inferiores a quatro anos, como o contrabando.

Após deflagrar a Operação Capitão Gancho II, a Polícia Federal só aumentou o número de pessoas presas por descaminho e contrabando. Em 2007, ano da operação, foram dois detidos. No ano seguinte, 18. Em 2009, o maior índice já registrado, 140. Em 2010, 46.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro semestre deste ano foram 23 detidos, mas com a nova legislação, este número deve ficar estacionado. "Com essa lei, quem for preso por contrabando será solto na mesma hora", indignou-se o delegado-adjunto da Polícia Federal de Londrina, Elvis Secco.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta terça-feira (3)

Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina

Imagem de destaque
Práticas Educativas

Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência

Imagem de destaque
Participação custa R$ 10

Biblioteca Pública Municipal de Londrina terá encontros de meditação a partir desta quarta-feira

Imagem de destaque
Saiba onde comprar!

Economia Solidária de Londrina lança linha de Natal nesta terça-feira


Ele lembrou que a tendência agora é que aumente ainda mais o contrabando na região. "O contrabandista é recalcitrante, ele pratica o crime e não tem medo de ser preso. Outra coisa que poucos sabem, mas até R$ 10 mil de sonegação tributária, a pessoa não fica presa, não existe delito, é só infração administrativa, ou seja, tem apenas o perdimento dos bens. Com a nova legislação, eles terão menos medo da prisão. A tendência é que aumente ainda mais o contrabando. A sensação de frustração vai ser bem maior", revelou.

Após o flagrante de contrabando, caberá ao delegado apenas arbitrar uma multa ao infrator que pode variar de um a cem salários mínimos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo