Cerca de 1.500 crianças de bairros da região norte de Londrina vão receber nesta semana atendimento odontológico e orientação sobre saúde bucal. As atividades fazem parte de um mutirão que a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até quinta-feira, na Unidade de Saúde Aquiles Stenghel. O atendimento será das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.
Segundo a dentista Gisele Rocha Loures Gomes, as ações têm o objetivo de colocar em dia o atendimento dos cerca de 800 meninos e 700 meninas, com idades entre 3 e 14 anos. "Em torno de 75% dessas crianças já foram atendidas em situações de emergência, mas ainda não integram o programa desenvolvido na unidade. O mutirão tem o objetivo de inseri-las no projeto ‘Sorriso Saudável’, que existe aqui", explicou.
Para receber as crianças, a unidade Aquiles Stenghel preparou seis barracas, cada uma com um tipo de atendimento, que vão funcionar em um esquema de "gincana". Nelas, três dentistas, dois da rede de saúde e um do Programa de Saúde da Família (PSF), uma técnica de higiene bucal e quatro auxiliares farão o primeiro exame clínico na criança, a anamnese (ficha técnica) com as mães, minipalestras, além de fornecerem orientações sobre a higiene bucal.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Os pacientes atendidos receberão um kit com escova e creme dental. De acordo com a dentista, alguns alunos de odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) também devem estar presentes para auxiliar nos atendimentos.
A Unidade de Saúde Aquiles Stenghel atende a população dos seguintes bairros: conjunto habitacional Aquiles Stenghel, parte do conjunto Maria Cecília, parte do conjunto Luiz de Sá, jardins Primavera, São Vicente, Belém, Novo Horizonte, San Fernando, assentamento Vale do Sol, assentamento Vale da Lua e jardim dos Campos.
As informações são da Prefeitura Municipal de Londrina