O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Londrina, por meio do Programa Paraná Alfabetizado, recruta voluntários para as funções de alfabetizador e de coordenador de turmas. Os candidatos selecionados e que compuserem turmas receberão uma bolsa mensal que pode variar de R$ 400 a R$ 800, de acordo com o número de turmas alfabetizadas ou coordenadas. O benefício é pago pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, pessoalmente, até 5 de fevereiro, no NRE, das 8h30 às 17h30. É necessário apresentar cópia e original do RG, CPF, comprovante de escolaridade, comprovante de residência, ficha de inscrição e termos de compromisso preenchidos. Os candidatos também devem apresentar comprovante de vínculo com rede pública de educação e comprovante de experiência profissional em educação, com tempo de serviço.
A classificação final será divulgada em 19 de fevereiro e o início das atividades está previsto para 5 de março, de acordo com o edital.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
O NRE de Londrina atende a 19 municípios da região, mas as turmas do Paraná Alfabetizado só serão abertas em 14 delas, de acordo com o número mínimo de interessados. São elas: Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Cafeara, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Londrina, Lupionópolis, Porecatu, Prado Ferreira, Rolândia e Tamarana.
Atividades desenvolvidas
O alfabetizador voluntário é responsável por localizar, mobilizar e cadastrar jovens a partir de 15 anos, adultos, idosos não alfabetizados e população carcerária para constituir turmas. A turma deve ter no mínimo 15 e no máximo 25 alfabetizandos na zona urbana e de oito a 25 na zona rural. Cada turma fará 10 horas de atividades semanais divididas em, no mínimo, três dias. O alfabetizador pode constituir até duas turmas.
Ao coordenador cabe a função de apoiar os alfabetizadores na constituição de turmas, assim como em todos os trâmites administrativos do Programa Paraná Alfabetizado. Ele é responsável por acompanhar no mínimo cinco e no máximo nove turmas de alfabetização.
O ciclo de alfabetização de cada turma dura oito meses, com carga horária mínima de 320 horas. A meta de atendimento autorizada pelo Ministério da Educação para esta edição do programa é de 7,5 mil pessoas no Estado.
NRE Londrina: Avenida Maringá, 290 - Jardim Dom Bosco
Telefone para contato: (43) 3371-1300