Londrina

Obras do novo terminal do Vivi Xavier são entregues nesta sexta-feira

14 ago 2020 às 15:08

Os usuários do transporte coletivo de Londrina já devem ter percebido as diferenças que estão surgindo na região norte da cidade. Uma das novidades que veio para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos foi a construção do novo Terminal Urbano do Vivi Xavier, na Rua Joubert de Carvalho esquina com a Avenida Saul Elkind. As obras estruturais foram entregues na manhã desta sexta-feira (14).


Durante a manhã, o prefeito Marcelo Belinati visitou o local, que deve entrar em funcionamento na próxima quarta-feira (19). Segundo ele, a construção do novo terminal vai dar mais conforto e segurança para a população da zona norte. "Antes, quando chovia e ventava muito, molhava as pessoas. Esse novo terminal não, porque ele tem toda a cobertura, tem câmeras de segurança, banheiro com ducha para as pessoas que quiserem tomar banho antes de irem para casa e tem um local específico para deixarem bicicletas. É um conjunto de benefícios que dará mais qualidade para a população da região”, disse.


O Terminal Urbano beneficiará mais de 20 mil pessoas, que utilizam diariamente uma das 25 linhas do transporte coletivo que passarão pelo local. Para dar mais comodidade, segurança, conforto e agilidade à mobilidade urbana, o terminal foi totalmente refeito e, no momento, os agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) darão início à retirada do Terminal Provisório. Além disso, a companhia está tomando algumas medidas necessárias antes da liberação para o uso comum. Entre eles estão a instalação de internet, a testagem da bilhetagem dos usuários e do sistema de câmeras. "Em respeito aos usuários, nós queremos avisar as pessoas de que a partir da próxima quarta-feira estaremos fazendo as operações daqui. Quando damos uns dois ou três dias, as pessoas se acostumam com a mudança no trânsito e com o novo fluxo e, por isso, nós que somos do poder público temos que tomar alguns cuidado antes de liberarmos o serviço”, elucidou o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.


O novo Terminal Urbano do Vivi Xavier passa a contar com mais 1.500 metros quadrados em comparação com a infraestrutura anterior, somando quase 3 mil metros quadrados de área total construída (2.877 m²). Os usuários também têm à disposição novas plataformas de embarque e desembarque, e quatro novos corredores principais para os veículos trafegarem. Para que o espaço comportasse o peso dos ônibus do sistema SuperBus foi instalado piso de concreto em toda estrutura. "É um projeto inovador, onde executamos o pavimento rígido, o que dará mais durabilidade para a pavimentação, da mesma forma que os corredores de ônibus que estamos executando nas paradas dos ônibus. Tudo isso dará uma sobrevida de, pelo menos, 20 anos”, explicou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.


Com a modernização e ampliação do espaço, a Prefeitura de Londrina conseguiu adequar os locais para dar mais acessibilidade para todos, ampliando as estruturas dos sanitários, fraldário, bicicletário e paraciclos, assim como as salas administrativa para os funcionários. Também foram modernizadas as instalações elétricas e hidráulicas, instaladas a cobertura metálica e de alvenaria, construído muro e gradil no entorno e instaladas 92 novas luminárias em LED na área coberta e outras oito na área aberta e revestimentos.


Ao todo, a Prefeitura de Londrina investiu mais de R$ 5,2 milhões nesta obra, com recursos provenientes do governo federal. Para que ela fosse possível, foi necessário realizar a preparação do solo, instalando as tubulações das galerias pluviais e construindo a pavimentação asfáltica necessária. Já para os pedestres foram feitas novas calçadas e adequações nos acessos ao Terminal. A execução dos serviços foi feita pela empresa catarinense Salver Construtora, que venceu o processo licitatório.


HISTÓRICO


O Terminal Urbano do Vivi Xavier foi construído na década de 1990. Desde então, ele nunca havia recebido uma grande reforma. A estrutura inicial do mesmo foi demolida, dando lugar à nova construção. Para dar continuidade ao atendimento da população, a Prefeitura de Londrina, por meio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), organizou um terminal provisório, que estava em funcionamento desde 23 de junho de 2019, na Avenida Saul Elkind, entre as ruas Lindalva Basseto e Salim Sahão sentido Ibiporã.


OUTRAS MELHORAS

Além de um novo terminal, os motorista da região norte também receberam outras melhorias, como a pavimentação asfáltica realizada em várias ruas do entorno e os serviços de recape e micropavimentação. Quanto a isso, o secretário de Obras e Pavimentação lembrou também que as ruas e avenidas do Conjunto Habitacional Vivi Xavier, pelas quais trafegam os veículos de maior peso, receberam recape. Outra novidade é a duplicação de um trecho da Rua Joubert de Carvalho, onde foi construída uma pista dupla ao lado do terreno do terminal e da igreja vizinha e a instalação de sinaleiros no cruzamento da Avenida Saul Elkind com a Rua Joubert de Carvalho.


Continue lendo