A Câmara de Vereadores de Londrina realizou uma reunião na manhã desta quarta-feira (24) para discutir projetos para o trânsito da cidade. Participaram diretores do Ippul, da CMTU, Secretaria de Obras e vereadores.
Uma das principais iniciativas que colaborariam para a fluidez do trânsito deve demorar para sair do papel. A "Onda Verde", com sincronização dos semáforos nas principais vias da cidade, tem custo estimado em R$ 8 milhões. A compra de semáforos inteligentes seria necessária para substituir os quatro tipos de sinaleiros instalados nos últimos anos, que não têm comunicação entre si. A informação é do blog Londrina na Latinha, do portal Bonde.
O presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, afirmou que a implantação de um novo modelo de sistema viário na cidade exige dois anos de estudo e três de execução. Também na reunião, ele anunciou a contratação de 40 novos agentes de trânsito até o final deste ano, visando minimizar os problemas enfrentados na área.
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Segundo o presidente da CMTU, serão contratados 20 agentes ainda no primeiro semestre e os demais até o final do ano, ação que vai duplicar o número atual que é de 49 funcionários para trabalhar na área. "Com isso pretendemos atuar não apenas na fiscalização, mas também na orientação aos motoristas, visando dar maior fluidez ao trânsito nos horários de pico", explicou Geirinhas. Ele informou ainda que os atuais servidores já estão trabalhando a partir das seis horas da manhã com o objetivo de orientar motoristas e pedestres nos horários de pico e nos locais considerados mais complicados.
O dirigente da CMTU atribuiu os engarrafamentos em vários pontos da cidade a diferentes fatores como a ausência de um Plano de Mobilidade Urbana como também ao excessivo número de veículos em circulação, uma vez que a frota de Londrina passa de 325 mil veículos, entre carros e motos. Geirinhas informou que são negociados cerca de 1.200 veículos por mês na cidade e as principais artérias não sofreram alterações durante os últimos 30 anos.
O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Robinson Borba, informou que o órgão vem estudando a implantação de um Plano de Mobilidade Urbana, exigido pelo Estatuto das Cidades e também trabalha na finalização dos projetos do novo zoneamento e sistema viário. Ele também ressaltou que a cidade sofre com o aumento desproporcional da frota de veículos que cresce na proporção de 6% ao ano . Borba anunciou que o Ippul está estudando várias intervenções viárias para resolver problemas pontuais que dependem de planejamento de médio e longo prazos.
O secretário municipal de Obras, Sandro Nóbrega, afirmou que a partir do final do próximo ano a cidade acompanhará a execução de inúmeras obras no trânsito, sendo que as mais significativas estão relacionadas à implantação do transporte coletivo expresso, projeto aprovado no PAC 2; e a construção de viadutos na BR-369 e PR-445. "Atualmente enfrentamos ainda problemas agravados pela falta de conservação da malha viária, que exige manutenção constante. No entanto as grandes obras somente vão acontecer com recursos estaduais e federais", disse o secretário.
(Atualizado às 19h01)