A Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) deve protocolar, na tarde desta quarta-feira (16), uma ação civil pública pedindo a paralisação das obras no Bosque Central de Londrina. Na última semana, cerca de 20 árvores foram cortadas do Bosque durante a obra que visa a reabertura da rua Piauí naquele trecho, o que causou indignação da população.
Na ação, a Ong questiona a inexistência de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) antes da obra e a falta de autorização do Instituto Ambiental do Paraná no corte das árvores. Em nota, a Ong explica que o estudo é necessário em toda obra que gere trânsito ou tráfego. "O EIV, segundo a lei, é aplicável a toda intervenção que seja pólo gerador de trânsito-tráfego ou poluição, ou ainda tenha relevante peso para a configuração urbana. Exatamente o caso da abertura da Rua Piauí".
Além disso, a Ong alega que o projeto de corte das árvores não foi divulgado no Diário Oficial do município, conforme recomenta o IAP.
Leia mais:
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Representantes da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) devem participar de uma reunião no IAP durante a manhã desta quarta, para dar explicações sobre o projeto.