Este sábado é o dia ''D'' do combate à dengue em Londrina. Além do lançamento da Operação Combate, da Secretaria Municipal de Saúde, uma série de ações engendradas por organizações do poder público e não-governamentais tem início neste sábado com o objetivo de reduzir os números da doença no município.
Às 9h30, o ginásio de esportes Moringão (área central) servirá como ponto de concentração de voluntários que queiram participar da Operação Combate. Os colaboradores serão divididos em equipes, que irão atuar nas 32 áreas de risco em toda a cidade, com prioridade para a zona leste. Esta região responde por cerca de 90% dos casos confirmados de dengue em Londrina. As atividades devem ter início na segunda-feira. À tarde, três bairros da zona oeste, que computa sete casos confirmados oficialmente, sediarão reuniões com o objetivo de traçar estratégias de combate à proliferação do mosquito que transmite a doença.
O Conselho de Saúde do Jardim Leonor chama a comunidade para uma reunião na Unidade Básica de Saúde do bairro, às 14 horas. Às 15 horas, o Centro Comunitário do Jardim Santiago realiza o seu encontro. Às 16 horas, é a vez da comunidade do conjunto Avelino Vieira, que se reúne no Centro Comunitário do Jardim Olímpico. ''Estão marcados também encontros no Jardim Bandeirantes, no dia 19, e no Jardim do Sol, dia 25'', lembrou Angélica.
Leia mais:
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Em carta, Arquidiocese de Londrina orienta e destaca o Jubileu da Esperança
Outras duas atividades estão previstas. Neste sábado, às 15 horas, cerca de 15 pessoas participam de uma atividade de orientação aos moradores das chácaras em volta do Conjunto Eucaliptos (zona leste). ''Distribuiremos panfletos e sacos de lixo'', afirmou Maria José Barbosa, da Secretaria Municipal da Mulher, que organizou o trabalho. E amanhã um arrastão de limpeza será realizado nos jardins Leonor e Bandeirantes, na zona oeste. A iniciativa foi planejada pela ONG Rede Unida e pelo Consórcio União, e a movimentação tem início às 8 horas, na Vila da Saúde.
Paralelamente, a secretaria de Saúde criou um serviço de 0800, em funcionamento desde ontem e que oferece informações sobre a dengue. O número é 0800-4001893. Na segunda-feira, a Câmara de Vereadores sedia uma audiência pública que visa discutir mais estratégias de combate ao mosquito.