O Vetor Brasil, organização sem fins lucrativos, especializada na seleção de profissionais para ocuparem posições no setor público, encerrou, nesta quinta-feira (dia 15/12), o processo de pré-seleção dos candidatos ao cargo de Secretário Municipal de Educação de Londrina.
O processo, inédito no Brasil, foi idealizado pelo Prefeito eleito de Londrina, Marcelo Belinati, em parceria com o Deputado Federal, Alex Canziani, presidente da Frente Parlamentar da Educação no Congresso Nacional.
Iniciado em 26 de outubro, com a abertura das inscrições, o Vetor Brasil recebeu, até 15 de novembro, 129 inscritos para o cargo, dentre os quais, 70 candidatos profissionais da cidade de Londrina.
Leia mais:
Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos
Londrina EC muda comissão técnica e contrata head comercial
Filmagem de "Assalto à Brasileira" atrai a atenção dos londrinenses
Folha de Londrina conquista segundo lugar no Prêmio Apre Florestas de Jornalismo
A pré-seleção cumpriu várias etapas acordadas com o prefeito eleito, com o objetivo de avaliar, com base em critérios técnicos e metodologia reconhecida, as experiências profissionais, capacidade de gestão e conhecimento dos desafios da educação pública dos candidatos.
Após uma pré-seleção inicial, foram sugeridos seis nomes, que ainda passaram por uma sabatina, composta por profissionais de educação, professores e diretores de escolas municipais, pais de alunos da rede municipal de Londrina e servidores da prefeitura. Os nomes sugeridos foram, então, avaliados por uma banca em condições de sugerir ao prefeito os profissionais mais capacitados para ocupar o cargo de Secretário de Educação de Londrina.
A banca foi formada pelo professor da FGV-Rio, ex-ministro da Educação, Henrique Paim; pelo secretário de Educação Básica do MEC, Rossieli Soares; pela diretora da PUC-PR, campus Londrina, Nádina Moreno; pelo vice-presidente do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Paulo Schmidt; pela professora e ex-Secretária de Educação de Foz do Iguaçu, Joane Vilela; e pela representante da entidade Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Os três nomes dos pré-selecionados ao cargo são Dirk Thomaz Schwenkow, Maria Tereza Paschoal de Moraes e Matias Gonsales Soares.
Com a excelente qualidade profissional dos seis candidatos, os outros três avaliados pela banca também estão sendo sugeridos para ocupar outras posições na gestão municipal de Londrina, a critério do prefeito eleito, Marcelo Belinati. São eles: Geraldo Grossi Júnior, Luciano Rudnik e Rosana Daliner Acosta Marchese.
Todos esses nomes foram enviados nesta quinta-feira, dia 15, ao prefeito eleito, a quem caberá a decisão final e a escolha do novo Secretário de Educação de Londrina. A expectativa é de que o prefeito possa divulgar o escolhido nos próximos dias.