O CD Imagens Brasileiras, da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, será lançado nacionalmente neste domingo, às 10h30, com um concerto no grande auditório do Teatro Guaíra. Além do repertório do CD, a Orquestra vai executar Divertimento nº 1 em Ré Maior, de Mozart, e Suíte Holberg Opus 40, de Grieg.
A apresentação marca também as comemorações dos 25 anos da Petrobras – Repar, empresa patrocinadora da produção, feita através da Lei Rouanet, com o apoio do Programa Conta Cultura, do Governo do Estado.
Para o spalla e diretor musical da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, Evgeni Ratchev, o programa Conta Cultura, além de facilitar a captação dos recursos, uma tarefa bastante complicada para os produtores, possibilitou a aproximação entre patrocinadores, governo, comunidade artística e público. Uma parceria que estimulou e valorizou o trabalho da Orquestra.
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Gravado no final do ano passado, o disco traz composições de grandes mestres da música erudita brasileira. O repertório abre com Sonata para Cordas, de Carlos Gomes, e segue com Andante Expressivo, de Alberto Nepomuceno, Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Villa-Lobos, Mourão para Orquestra de Cordas, de Guerra Peixe e Quatro Momentos nº 3 para Orquestra de Cordas, de Ernani Aguiar.
Composta por 13 músicos, todos com vasta experiência como solistas, a Orquestra foi criada em 1998, e desde então vem realizando uma intensa programação para os mais variados tipos de público, tanto em Londrina como em diversas cidades do Brasil.