O Museu de Arte de Londrina e o o Teatro Ouro Verde podem se tornar patrimônio histórico nacional no primeiro semestre de 2012.
De acordo com a Rádio CBN Londrina, há dois anos o processo de tombamento está em tramitação no Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico e Nacional (Iphan). "Esse processo realmente demora. Tem que ser feito uma pesquisa sobre os bens, anexando neste processo todo o material encontrado, como plantas originais e atuais, fotografias e reportagens. Além do histórico que está sendo constituído pelos técnicos do Iphan", explicou a diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes.
Todo o material será enviado ao conselho do orgão federal que define pelo tombamento ou não.
Leia mais:
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Campanha de Natal é lançada pelo Instituto Não Me Esqueças de Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
Forças de segurança e Acil discutem intensificação no policiamento para o LondriNatal
A diretora informou que, há três meses, a cidade recebeu uma visita dos técnicos do Iphan e em novembro foi feito o pedido de envio dos documentos de propriedade dos imóveis. O Ouro Verde pertence à Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o Museu de Arte, a antiga rodoviária, é de propriedade do Município. "Isso está sendo providenciado e nós temos a expectativa de que até meados do ano que vem esse tombamento seja definido", declarou Vanda.
O Museu de Arte e o Ouro Verde já são tombados pelo Estado. No entanto, se os dois locais se tornarem patrimônio histórico federal, toda reforma e intervenção será analisada pelo Ipham. (Com informações da Rádio CBN Londrina)