Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Londrina

Para o Ministério Público, soco de Amauri Cardoso em Boca Aberta foi em legítima defesa

Vitor Struck - Grupo Folha
05 abr 2021 às 19:46
- Devanir Parra/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná pediu à Justiça o arquivamento do inquérito policial aberto para investigar o episódio que ficou marcado pelo soco do então vereador Amauri Cardoso (PSDB) no rosto do deputado federal Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros), há mais de dois anos em Londrina. Na manifestação, assinada pela promotora da 18ª Promotoria de Justiça, Luciana Zuan Esteves, na semana passada, o MP reconheceu que Cardoso agiu em legítima defesa de sua honra e apenas no sentido afastar o risco de sofrer um dano maior. Ao mesmo tempo, outras ações penais sobre o mesmo fato ainda estão sendo analisadas pela Justiça.


A discussão entre Amauri Cardoso e Emerson Petriv ocorreu quando Cardoso deixava sozinho a 14ª Conferência Municipal de Saúde, em março de 2019. Na ocasião, Petriv estava acompanhado de pelo menos três assessores e passou a perseguir Cardoso nos arredores da universidade em que o evento era realizado, na avenida Juscelino Kubistchek. Cardoso desferiu o golpe após o deputado ter se aproximado por trás, conforme mostram imagens amplamente divulgadas à época. Em seguida, Boca Aberta precisou ser internado e teve que realizar uma cirurgia no nariz e em outros ossos da face por conta de uma série de lesões.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Marcos Prochet, defesa de Cardoso, a manifestação do MP corrobora a tese apresentada de que o golpe foi dado para "cessar a injusta agressão atual que estava sofrendo e a que estava próximo de sofrer”, explicou. "Posteriormente, ainda assim, Emerson Petriv o agrediu, o xingou e cuspiu em Amauri. Veja que nem este golpe foi suficiente para garantir a sua integridade. Ele usou dos meios necessários e sem exageros”, avaliou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Coleta seletiva

Ainda sem acordo, contrato entre a CMTU e sete cooperativas vence nesta quarta em Londrina

Imagem de destaque
Com 1,6 mil vagas no início

Multinacional indiana TCS anuncia expansão de centro de entregas em Londrina

Imagem de destaque
Arena estava lotada

Chuva não impediu Ana Castela de brilhar em show no último dia de ExpoLondrina

Imagem de destaque
Salários atrativos

Candidatos fazem prova de concurso público estadual em Londrina


A reportagem não conseguiu apurar até o fechamento desta edição se o juízo da 5ª Vara Criminal de Londrina já decidiu pelo arquivamento do inquérito ou de forma contrário ao pedido do MP.


Questionado, o deputado federal Boca Aberta afirmou que vê com naturalidade o que julga ser uma "perseguição” emplacada pela promotora Luciana Zuan Esteves e avaliou que sofreu uma "ditadura” do Poder Judiciário. "Se eu tivesse dado um murro na cara do Amauri Cardoso fatalmente eu estaria detido neste momento. Sofro discriminação e preconceito por parte dela e estamos tomando providências contra ela”, afirmou o deputado.

Já Esteves disse que a promoção de arquivamento foi embasada nos "elementos de prova coligidos no inquérito policial, apresentando os devidos fundamentos", e que a alegação de "perseguição" por parte do deputado é antiga. Ainda de acordo com ela, um pedido de suspeição já havia sido feito por Boca Aberta no CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Porém, "nada foi procedente", afirmou à FOLHA.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade