11/05/21
PUBLICIDADE
Faltaram produtos

Paraná Esporte investiga entrega de kits por Boca Aberta Jr. às escolas londrinenses

Divulgação/ALEP
Divulgação/<a href='/tags/alep/' rel='noreferrer' target='_blank'>ALEP</a>


A Paraná Esporte, órgão vinculado à Seed (Secretaria da Educação e do Esporte) do Governo do Paraná, confirmou à FOLHA que apura suposta destinação indevida de kits de materiais esportivos para dois colégios estaduais de Londrina por meio de uma indicação parlamentar e com entrega feita em nome do deputado estadual Boca Aberta Junior (PROS). Segundo o protocolo da autarquia, os Colégios Ana Garcia Molina (zona leste) e Dr. Olavo Garcia Ferreira (zona oeste) deveriam receber kits completos de cinco modalidades: futsal, handebol, basquete, voleibol e futebol, com valor total de R$ 75 mil em mercadorias esportivas adquiridas pelo Estado. Entretanto, o quantitativo recebido pelas escolas não bate com material destinado pelo programa e entregue pela equipe de assessores do deputado.


Os kits de materiais esportivos são uma modalidade de fomento ao esporte nos municípios disponibilizada por meio do Plano Paraná Mais Cidades, do governo do Estado, e a indicação das instituições cabe aos deputados. Boca Aberta Junior afirma que partiu do gabinete a indicação dos colégios, mas nega desvio ou entrega de material faltante. Ele também relata que mesmo tendo prerrogativa para destinação, não pôde fazer a entrega pessoalmente em novembro do ano passado por conta do período eleitoral porque ele concorria como candidato a vice-prefeito de Londrina na chapa com seu pai, o deputado federal Boca Aberta (PROS).

Ao todo, os kits descritos para destinação deveriam conter 764 itens como camisa, calção, pares de rede, bombas, apitos, bolas, separados para cada um das cinco modalidades. A FOLHA apurou que o memorial descritivo da Paraná Esporte não bate com o check list feito pela direção das escolas. Só de bolas de basquete as duas escolas deveriam ter recebido 32 ou 16 cada, mas na prática cada uma recebeu só seis bolas ou 20 unidades a menos. Das 25 bombas de encher descritas, apenas oito chegaram ao pátio do colégio Dr. Olavo e seis ao Ana Molina.

Há outras divergências gritantes entre o que deveria ter sido entregue pelo programa, por intermédio do deputado. Entre bolas de futebol de campo da marca Penalty (adulto e infantil), os colégios deveriam ter recebido 38 unidades, mas só 15 estão nos depósitos das escolas guardadas à espera do retorno dos estudantes às aulas presenciais. De futsal adulto e infantil faltam 24 e de voleibol há divergência de três (veja gráfico). Já os kits de jogos de uniformes não constam no infográfico porque da forma que foi entregue, fracionado, nem a direção soube identificar ao certo a qual modalidade se referia, o que dificulta a conferência.



A direção dos dois colégios chegou a assinar um documento com declaração de recebimento, mas o ofício passado pela assessoria do deputado com timbre da Paraná Esporte não detalhava o memorial descritivo de cada item pertencente a cada modalidade. As diretoras ouvidas pela reportagem relatam que o material não veio em caixas lacradas e como não tinham a descrição não conseguiram fazer uma conferência à época

Leia mais na Folha de Londrina.
Guilherme Marconi/Grupo Folha
PUBLICIDADE
Continue lendo
refeição a R$ 3

Restaurante popular amplia atendimento para 1.250 refeições ofertadas por dia em Maringá

11 MAI 2021 às 14h05
Após denúncia

Quatro homens são detidos por furtarem óleo usado em estabelecimento de Apucarana

11 MAI 2021 às 12h05
Em primeiro turno

Deputados aprovam contratações temporárias do TJ-PR

11 MAI 2021 às 11h25
Cornélio

Quase meia tonelada de maconha é apreendida em caminhão com registro de furto em Cornélio Procópio

11 MAI 2021 às 11h20
Evite danos

IDR e Simepar retomam Alerta Geada para monitorar região cafeeira do Paraná

11 MAI 2021 às 10h58
Região

Novo fechamento do hospital de Jataizinho é negado judicialmente e audiência é marcada

11 MAI 2021 às 10h15
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados