Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Pessuti assina a construção de poliduto no Paraná

Agência Estadual de Notícias
09 jun 2010 às 22:52

Compartilhar notícia

- José Gomercindo / AENotícias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governador Orlando Pessuti assinou nesta quarta-feira (9), em Londrina, o protocolo de intenções para que sejam feitos novos estudos técnicos e econômicos visando à construção do poliduto que ligará o noroeste do Estado ao porto de Paranaguá, passando por cidades como Londrina e Araucária. Com a construção do poliduto poderão ser canalizados 4 bilhões de litros de álcool e combustíveis por ano, o que resultaria na retirada anual de 13 mil caminhões das estradas, reduzindo o custo do transporte em 16 vezes.

Serão feitos estudos de reavaliação técnica e econômica, levantamento topográfico e a definição de áreas de utilidade pública por onde o canal vai passar. Também assinaram o documento o presidente da Copel, Ronald Ravedutti, e o presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bioenergia do Paraná), Paulo Zanetti.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a Alcopar, a previsão é que as 30 unidades produtoras de etanol no Estado fechem a safra 2010/11, em andamento, com uma produção de 2 bilhões de litros de etanol, dos quais 25% seguirão para o mercado externo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Processo de inclusão de escolas

APP-Sindicato questiona equidade no programa Parceiro da Escola em Londrina

Imagem de destaque
Colunista da Folha de Londrina

Prefeito de Londrina entrega título de Cidadão Honorário a Oswaldo Militão

Imagem de destaque
No Sesc Cadeião

Sarau une poesia e crônica para celebrar os 90 de Londrina nesta sexta

Imagem de destaque
Vereadora eleita

Anne Moraes presta depoimento após Polícia Ambiental encontrar ossadas de animais na ADA


"Estamos trabalhando junto com a Alcopar para viabilizar a implantação deste poliduto, que hoje é a maneira mais eficiente de transportar o etanol produzido no norte do Paraná. Serão 550 quilômetros de extensão, que ligarão a cidade de Maringá ao porto de Paranaguá. Com este empreendimento chegaremos a um novo patamar na área de logística", afirmou o governador Orlando Pessuti.

Publicidade


Para o presidente da Copel, Ronald Ravedutti, o poliduto impulsionará a produção de etanol e trará desenvolvimento econômico para a região norte e noroeste do Paraná. "Este é um grande projeto que proporcionará mais competitividade aos produtores de álcool", ressaltou.


Segundo o presidente de Alcopar, o Paraná está diante de uma grande revolução no setor de sucroenergia, pois o poliduto garante condições especiais para a comercialização. "O Estado tem vocação para a produção de açúcar e etanol e o poliduto agregará valor ao nosso produto, gerando emprego e renda", enfatizou.

Para o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, a construção do poliduto é uma demonstração de que o Governo se preocupa com o futuro e almeja colocar o Paraná e a região de Londrina na rota do desenvolvimento. "Londrina já perdeu o gasoduto e agora está lutando pelo poliduto. Acredito na força dos empresários que viabilizarão economicamente este projeto e na viabilidade técnica", afirmou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo