"As ações e operações da Polícia Militar, realizadas em parceria com outras forças policiais como a Polícia Civil, e a dedicação do efetivo, têm contribuído largamente para a redução da criminalidade, principalmente os homicídios em Londrina", é o que afirma o Comandante do 5° Batalhão, tenente-coronel Altevir Cieslak. A redução mais acentuada está no número de homicídios, que caiu 46% apenas nos primeiros seis meses deste ano em relação ao mesmo índice de 2010.
Os dados que apontam este índice são da Secretaria de Estado da Segurança Pública . Mas não é só o número de homicídios que diminuiu em Londrina. O número de óbitos no trânsito caiu 26% em relação a 2010, o que está, segundo Cieslak, dentro das metas traçadas pelo comando da unidade para a preservação da vida dos cidadãos no município. Ainda na área de abrangência do 5° Batalhão, houve diminuição do número de crimes contra o patrimônio (20% dos roubos e de 12% nos furtos).
Ainda no primeiro semestre, o trabalho intenso da Polícia Militar resultou na apreensão de 110 armas e 447 menores, além da prisão de 1.007 pessoas, o que significa aumento de 42%. "Este é o reflexo das diversas operações policiais de recobrimento implementadas, aliadas às ações cotidianas da PM", explicou Cieslak.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico registram queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Instituto Não Me Esqueças lança campanha de Natal em Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
A apreensão de drogas na região também foi significativa, de acordo com o levantamento, ou seja, foram retirados do mercado 10.956 quilos de cocaína, 193 quilos de maconha e 90.725 pedras de crack.
MOTIVAÇÃO – Segundo o Comandante do 5° Batalhão, além da integração com outros órgãos policiais, alguns fatores contribuíram para a redução da criminalidade do município. "Além do próprio programa de governo que tem lutado para isso, criamos o programa ‘Pacto pela Vida’ e a ‘Operação Todos por Um’, ambas pertencentes ao plano de comando do 5º BPM, o qual está alinhavado estrategicamente com as diretrizes dos comandos Geral e Regional", concluiu.