A Prefeitura de Londrina vai declarar de utilidade pública para fins de desapropriação, o prédio onde funcionava o Cine Augustus, que fica no Calçadão da avenida Paraná, entre as ruas João Cândido e São Paulo. O objetivo é preservar o espaço histórico, cultural e patrimonial da cidade. "Estamos valorizando e defendendo um valor cultural e artístico de Londrina", declarou o prefeito Barbosa Neto.
O secretário de Cultura Leonardo Ramos destacou que, além da preservação histórica e patrimonial, outro objetivo é transformar o local em um teatro. "Desta forma a cidade recupera um importante espaço para abrigar espetáculos e grandes eventos", declarou o secretário.
A prefeitura já adotou outras ações de defesa do patrimônio histórico como a restauração da sede da Secretaria de Cultura; o tombamento do Ouro Verde e o Museu de Arte, antiga rodoviária desenhada pelo arquiteto Vilanova Artigas.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
"É um local que está presente na memória de todos os londrinenses, principalmente aqueles acima de 50 anos", declarou Ramos.
O Cine Augustus foi inaugurado em 19 de setembro de 1963 com o filme ''El-Cid''. Foi a primeira sala do Brasil a contar com projeção em 70 mm, que permitia uma imagem mais nítida numa tela de 20 metros de comprimento e 19 de largura. O cinema contava com aparelhagem importada da Itália e 1.500 poltronas estofadas em declive (com N.Com).