Durante entrevista coletiva na manhã de hoje (18), o prefeito Homero Barbosa Neto (PDT) lançou a campanha "Londrina: 500 mil habitantes", cujo objetivo é obter a recontagem da população da cidade, especialmente daquelas pessoas que não foram entrevistadas durante o período de realização do Censo 2010, entre 1º de agosto e 31 de outubro.
O prefeito também anunciou a criação de um email ([email protected]) para que as pessoas informem que não foram visitadas pelos agentes do IBGE. Um telefone para ligação gratuita também foi divulgado com o mesmo objetivo: 0800 400 0500. A prefeitura também registrou formalmente no IBGE uma reclamação a respeito da contagem em Londrina.
A polêmica a respeito da população de Londrina começou em novembro, depois que o IBGE divulgou a prévia do Censo em Londrina: seriam apenas 493 mil habitantes.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
O que chamou a atenção é que a última estimativa para a cidade, com base em taxas de crescimento populacional, apontava que Londrina teria aproximadamente 510 mil habitantes. Se não atingir os 500 mil habitantes, a cidade perde para a catarinense Joinville o título de terceira mais populosa do sul do país, atrás de Curitiba ou Porto Alegre.
Com população inferior a 500 mil habitantes, a cidade também ficaria com os atuais 19 vereadores e não 21 cadeiras, como deveria ocorrer nas eleições de 2012, além de obter menor participação na transferência de recursos federais e estaduais.