A Prefeitura de Londrina divulgou edital de concorrência pública para contratar a empresa responsável pela elaboração de projetos para a construção de estações dos corredores do Bus Rapid Transit (BRT), sistema de transporte que vai cortar a cidade em corredores nas regiões norte/sul e leste/oeste.
O "SuperBus", como vem sendo chamado o projeto, terá 23 estações além dos terminais já existentes. O investimento total é de R$ 144 milhões, sendo R$ 125 milhões como parte do PAC Mobilidade Urbana e R$ 19 milhões como contrapartida do município.
A licitação do projeto das estações tem valor de R$ 195 mil, e a empresa contratada terá 90 dias para apresentá-lo após a assinatura da ordem de serviço. A abertura dos envelopes com as propostas será no dia 13 de outubro.
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Estão previstos no edital projeto arquitetônico, projeto de sinalização e comunicação visual, projeto estrutural completo e projeto de instalações elétricas, incluindo cabeamento para circuito interno de monitoramento.
Estão previstos três tipos de estações, com ou sem passarelas, com metragens que variam de 578,53 a 954 metros quadrados.
Confira as estações:
Corredor Leste-Oeste (LINHA 1):
a) Estação FIGUEIRA: tipo padrão;
b) Estação LEONOR: tipo padrão;
c) Estação SHANGRI-LÁ: tipo padrão;
d) Estação CISMEPAR: tipo padrão;
e) Estação CENTRAL: tipo 1 com passarela;
f) Estação AMAZONAS: tipo padrão;
g) Estação VIAJANTES: tipo padrão;
h) Estação MARCO ZERO: tipo padrão;
i) Estação MORUMBI: tipo padrão;
j) Estação LARANJEIRAS: tipo padrão;
k) Estação PIONEIROS: tipo padrão;
l) Estação UTFPR: tipo padrão;
Corredor Norte-Sul (LINHA 2):
a) Estação TROPICAL, tipo padrão;
b) Estação FELICIDADES, tipo padrão;
c) Estação NOITIBÓ, tipo padrão;
d) Estação TREMEMBÉS, tipo padrão;
e) Estação FRATERNIDADE, tipo padrão;
f) Estação AERONÁUTICA, tipo 2 com passarelas;
g) Estação CALIFÓRNIA, tipo 2 com passarelas;
h) Estação PORTUGAL, tipo padrão;
i) Estação EUROPA, tipo padrão;
j) Estação INGLATERRA, tipo padrão;
k) Estação BÉLGICA, tipo padrão;
O responsável pelo projeto do BRT em Londrina é o ex-presidente da CMTU, Carlos Geirinhas. Ele não foi localizado pela reportagem para comentar sobre a licitação.