A Prefeitura de Londrina encaminhou nesta segunda-feira (23) à Câmara Municipal um projeto de lei que autoriza a doação de um terreno de 6.160 metros quadrados localizado no Conjunto Habitacional Manoel Gonçalves II, na Gleba Jacutinga, ao Estado do Paraná. O governo do Estado irá utilizar a área para a construção da sede da 4.ª Companhia Independente da Polícia Militar (PM) na região norte da cidade.
A medida irá possibilitar a ampliação do efetivo da Polícia Militar em Londrina. Para a doação do terreno foi levado em conta a doutrina do policiamento comunitário adotado pela PM, como é possível notar em programas como "Vizinho Solidário" e "Projeto Formando Cidadão". A localização do terreno proporciona uma proximidade com a comunidade e consequentemente a implantação de programas como esses. Além dos programas de atendimento à população, está previsto também o aumento do número de viaturas da PM.
Já existe previsão orçamentária disponível para a construção das novas instalações da PM. As obras devem começar em, no máximo, seis meses, e serem concluídas dois anos a partir da averbação da escritura definitiva de doação, sob a condição de reversão e, consequentemente, a retomada do terreno com todas as melhorias já feitas no local pela Prefeitura de Londrina.