Foi publicado nesta terça-feira (24) no jornal oficial do município decreto que reajusta os valores do metro quadrado de terrenos e preços básicos por metro quadrado de construção em Londrina. A alteração interfere no arbitramento do valor venal, que serve de base para o lançamento do Imposto Sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
O Secretário de Fazenda Paulo Bento esclareceu que o reajuste foi solicitado pela própria pasta, argumentando que o valor não era modificado desde 2009.
"O reajuste foi em média de 40%, índice dentro da inflação no período. O acompanhamento da secretaria indicou que o valor cobrado estava baixo e defasado".
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
A alteração vai refletir no aumento da arrecadação da prefeitura com ITBI. Em 2011, o município arrecadou mais de R$ 33 milhões com a cobrança do imposto. "Isto representa um impacto de R$ 10 milhões a mais no ano. Um dinheiro importante para o caixa da prefeitura, para investimentos na saúde e na educação, áreas com mais problemas na cidade", reforçou o secretário.