A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia reorganizou internamente a sua estrutura de trabalho, com atenção voltada para as demandas das secretarias e órgãos da administração direta e indireta. Desde o dia 4 de abril, através da publicação do Decreto 473 no Jornal Oficial do Município, a diretoria reorganizou a única gerência de desenvolvimento de sistemas que existia em quatro gerências de relacionamento e desenvolvimento de sistemas, cada uma responsável por atender determinados órgãos e secretarias do município.
A implementação é uma das 18 recomendações feitas pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (CELEPAR) para a área de TIC do município, apresentadas no Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC). A meta da atual gestão é que essas mudanças reflitam na qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura.
Segundo o diretor de TI, Edvaldo de Alcântara Oliveira, a mudança reflete na cultura de relacionamento com os órgãos e secretarias da administração. "A ideia é termos um ‘consultor’, um gerente de relacionamento, com foco em projetos, que tem a função de conversar diretamente com as secretarias e os secretários. Este gerente vai ver quais projetos as secretarias têm, suas dificuldades, analisar o que a tecnologia pode acrescentar para o trabalho delas, para que possamos prestar um trabalho melhor, construir projetos em parceria e melhorar os resultados da administração como um todo", explicou.
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O diretor informou que se trata de uma mudança de visão. "Ao invés de ficarmos receptivos aos problemas, seremos mais ativos, indo até as secretarias e discutindo a realidade delas para conseguirmos alcançar melhores resultados." Oliveira destacou que os gerentes já estão se reunindo com as secretarias e alguns projetos já estão sendo executados. Cada gerência tem sua equipe de analistas, programadores e um coordenador, que trabalha diretamente com a equipe. "O coordenador tem o papel de colocar em prática os projetos aprovados", informou.
Qualidade dos serviços
Oliveira ressaltou o que mudanças trazem para a população. "Num primeiro momento pode parecer que é apenas uma melhoria do nosso processo interno, organizacional, porém a nossa busca é para aproveitar melhor a competência do servidor, para que ele produza mais e melhor, oferecendo, assim, serviços melhores para a população. A médio e longo prazo imaginamos fazer mais do que apenas manter os serviços em funcionamento, queremos, com esta reestruturação, novas ideias de novas pessoas, com novas parcerias para fazermos projetos, beneficiando diretamente a população", completou.
Competência
- A Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas I é responsável por atender as secretarias da Fazenda; do Ambiente, da Agricultura e Abastecimento; Defesa Social; Obras; Procuradoria; IPPUL e FEL. O gerente de relacionamento é Paulo Sérgio Ciappina.
- A Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas II atente as secretarias da Saúde; Assistência Social; Idoso e Mulher, tendo como gerente Glauco Carlos Silva.
- A Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas III atende as secretarias de Gestão Pública; Recursos Humanos e Controladoria. Silvia Babugia é a gerente.
- A Gerência de Relacionamento e Desenvolvimento de Sistemas IV atende as secretarias da Educação; Cultura; Trabalho; Governo; Planejamento; Gabinete do Prefeito e CODEL. Cinthia Mara Camillo responde pela gerência.