Na manhã desta segunda-feira (20), o prefeito Marcelo Belinati, recebeu do presidente da empresa Bratac, Shigueru Taniguti Junior, uma autorização de uso de um pequeno pedaço de sua propriedade. Com acesso ao local, a prefeitura pode fazer as obras necessárias para conter a cratera no Jardim Santa Rita, região oeste de Londrina. O local fica próximo da nascente do Ribeirão Quati.
A iniciativa também é fundamental para que os moradores tenham um acesso secundário às suas residências, durante as obras. "Este é um problema que se estende há muitos anos e agora estamos caminhando para uma solução, em parceria com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e Defesa Civil do Município", salientou o prefeito.
Marcelo lembrou que se trata de uma área de risco e destacou que a prefeitura busca sanar o problema. "Já foram dados todos os caminhos necessários para que a Secretaria de Obras dê continuidade ao que já está sendo feito, para resolvermos esta questão o mais rápido possível", adiantou.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Fernando Tunouti, informou que o próximo passo é fazer um desvio emergencial de uma tubulação existente na área. O trabalho será feito em parceria com a Sanepar. "A água desta tubulação escorre 24 horas por dia e, por isso, há uma necessidade do desvio para que possamos tornar a erosão seca e, assim, iniciar o processo de aterramento do local", disse.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, ficou a cargo da Defesa Civil do Município conseguir autorização dos moradores das casas envolvidas nesta situação, para que possam ser feitas as obras da Sanepar e prefeitura. "Vamos conseguir essa autorização, com um prazo razoável, para conseguirmos entrar no terreno destas pessoas e começar as obras", informou.
O secretário esteve acompanhado dos representantes da Defesa Civil, Demerval Anderson do Carmo e Fábio Aparecido Topa.
Reunião – Na última sexta-feira (17) foi realizada uma reunião, na Prefeitura de Londrina, para debater e definir as próximas atividades a serem realizadas na região da cratera. Representantes de secretarias municipais e órgãos locais avaliaram a progressão dos trabalhos e a atual situação da área do entorno da erosão. Uma nova reunião para o acompanhamento dos serviços será realizada no mês de março, também na Prefeitura.