Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Duplicação de avenida

Prefeitura vai desapropriar 70 imóveis para Superbus na Duque de Caxias

Guilherme Batista - Redação Bonde
20 jul 2015 às 15:42
Atualmente, trecho da Duque a ser duplicado tem só um sentido - Reprodução/Google Street View
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cerca de setenta imóveis de trecho da avenida Duque de Caxias localizado entre a BR-369 e a avenida Leste-Oeste, na área central de Londrina, vão precisar ser desapropriados pela prefeitura para a instalação de um corredor rápido de ônibus na referida via. A iniciativa, que integra o projeto do Superbus, prevê a duplicação da Duque e a implantação de pistas em dois sentidos na avenida. Atualmente, a via conta com apenas o sentido zona norte/centro. O assessor executivo da prefeitura responsável pelo Superbus, Carlos Alberto Geirinhas, destacou que as obras vão conseguir adaptar a Duque de Caxias às necessidades do projeto de mobilidade urbana previsto para o município. "Os veículos do Superbus vão precisar circular por áreas mais retilíneas, e a Duque passará pelas adequações para ser um dos principais corredores do novo sistema de transporte coletivo", argumentou em entrevista ao Bonde nesta segunda-feira (20).

Pelo projeto, as desapropriações vão custar R$ 19 milhões. Os recursos, conforme Geirinhas, sairão dos cofres da prefeitura. "É uma verba própria, que será utilizada como contrapartida para a liberação dos R$ 124 milhões, por parte do Ministério das Cidades, necessários para a realização de todas as obras previstas ao Superbus", explicou, acrescentando que a verba para a desapropriação dos imóveis já está prevista no orçamento de 2016 do Executivo. O assessor disse, entretanto, que o município também trabalha com a possibilidade de usar a contrapartida para a realização de outros procedimentos, e esperar o recurso federal para iniciar as desapropriações. "Os R$ 19 milhões não serão utilizados, necessariamente, nas obras de duplicação", observou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Geirinhas lembrou, ainda, que o projeto do Superbus também prevê a construção de um viaduto no cruzamento da avenida Duque de Caxias com a BR-369, "sem a necessidade de colocação de sinaleiros". "Com as obras, vamos conseguir manter um acesso completamente duplicado entre a avenida Leste-Oeste, no centro, e a região norte da cidade", completou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada

Imagem de destaque
Cruzada do Homem Novo

Jovens caminham de Londrina a Cornélio Procópio em preparação para a Páscoa

Imagem de destaque
280 vagas disponíveis

Prefeitura de Londrina promove 'live' com tira-dúvidas sobre concurso público na segunda

Imagem de destaque
Evento grátis

Práticas ESG em foco no "Mulheraço" da ExpoLondrina 2024


Questionado se o projeto prevê desapropriações para outros pontos da cidade, o assessor executivo da prefeitura contou que o novo sistema de transporte coletivo "exige terminais maiores", e que as obras de ampliação poderão demandar a aquisição de áreas localizadas nas proximidades desses terminais. "O Superbus prevê a expansão de pelo menos quatro deles", lembrou.

Publicidade


Projeto


O projeto de mobilidade urbana, que tem o Superbus como epicentro, foi apresentado pela Prefeitura de Londrina ao Ministério das Cidades em março. De lá para cá, o município conseguiu o aval do Governo Federal e repassou a proposta para a análise do departamento de engenharia da Caixa Econômica Federal. "Vamos aguardar a Caixa terminar os trabalhos, avisar o ministério e, posteriormente, fazer a liberação dos recursos", disse Geirinhas, destacando acreditar que a verba será enviada a Londrina ainda neste ano. "Só depois disso vamos poder abrir as licitações", disse.

Publicidade


Pelo projeto, o Superbus passará por 37 ruas e avenidas de Londrina, que receberão faixas exclusivas para ônibus e pontos personalizados, com coberturas e assentos. Ainda conforme o novo projeto, 24 das 37 vias serão contempladas com ciclovias, sem contar as quatro que já possuem as canaletas aos ciclistas. Carlos Alberto Geirinhas lembrou que uma avenida do município já passa por readequações para receber o Superbus. "Os corredores exclusivos de ônibus que estão sendo instalados na avenida Tiradentes, por exemplo, já levam em conta os moldes previstos na primeira fase do sistema", destacou o assessor, citando as obras de revitalização da via. Ainda segundo o assessor, os ônibus diferenciados poderão começar a circular pela cidade antes do previsto, logo após a conclusão de "de dois ou três" dos quatro corredores previstos.


A prefeitura também está testando ônibus articulados de gigantes empresas do setor para escolher, com a ajuda da opinião pública, o melhor modelo para o novo sistema. "Vamos concluir a bateria de testes, coletar a preferência dos usuários e apresentar o índice de satisfação de cada veículo em alguns meses", informou Geirinhas.


Túnel por viaduto

O assessor executivo comunicou, ainda, que a prefeitura desistiu da ideia de construir um túnel subterrâneo no cruzamento das avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro, onde, atualmente, o trânsito é controlado por uma rotatória. "Revisamos o projeto e vimos que o fato de o local conter nascentes impediria a construção da trincheira", explicou Geirinhas, destacando que a área deverá receber um viaduto durante as obras do projeto do Superbus. "É muito mais viável", justificou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade