A Prefeitura de Londrina pretende concluir ainda este mês a instalação de uma academia ao ar livre no Calçadão da Avenida Paraná, onde antes estava localizada a lanchonete Grill, entre as ruas Professor João Cândido e São Paulo.
Funcionários da Secretaria de Obras estão retirando entulhos do antigo estabelecimento e agora se aguarda a chegada dos equipamentos de ginástica – comprados por uma empresa da iniciativa privada – para concluir o projeto.
No Calçadão, muitos dizem que a academia não será utilizada porque ninguém vai se exercitar em um local tão movimentado. "Eu não vou utilizar a academia, não. E pelo que tenho ouvido, ninguém está gostando dessa ideia. Aqui não é lugar para isso", disse o vendedor Idário Aparecido de Oliveira, 48 anos.
Leia mais:
Novos furtos de fios comprometem trincheira da Leste-Oeste e Parque Arthur Thomas em Londrina
Feira Gastronômica da Concha Acústica tem show da Banda Jaca Trio nesta sexta-feira
Espetáculo "Cara Cora" leva palhaçaria e arte drag para o palco
Londrina EC acerta com Wallace e traça perfil experiente para o elenco
O designer de calçados Mário Mamikoga também não pretende utilizar o espaço. "Quem teve essa ideia merece um troféu", ironizou. "Ninguém vai usar". A reportagem do Bonde conversou com vários idosos e pessoas que trabalham ou moram na região central e, a princípio, todos disseram que não vão se exercitar na academia ao ar livre.
A Secretária do Idoso, Liz Clara Ribeiro, no entanto, defendeu a ideia e disse que a implantação da academia no calçadão atende pedidos de moradores do centro que chegaram por meio do "Fale com o Prefeito" ou foram feitos diretamente à Secretaria do Idoso.
"O centro de Londrina é a região da cidade que mais concentra idosos e havia vários pedidos neste sentido e, por isso, viabilizamos o projeto. Outro espaço no centro está incluído no edital para receber uma academia ao ar livre", disse, referindo-se à praça entre as ruas Mossoró e Quintino Bocaiúva.
"Agora, a academia no calçadão é novidade, mas as pessoas devem se acostumar. Até porque, o horário de uso da academia é o final da tarde e os finais de semana, quando o comércio já está fechado e as pessoas vão se sentir mais à vontade para fazer exercícios", afirmou Liz Clara Ribeiro.
Até agora, foram instaladas 10 academias ao ar livre em Londrina; a intenção do governo de Homero Barbosa Neto (PDT) é instalar 75 até o final do mandato.