Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Projeto Os Bravissimi na Terra Roxa divulga última fase de captação de acervos familiares

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 out 2020 às 21:11
- Acervo da Família Pegoraro
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Exposição de cultura italiana enfocará especialmente as mulheres e seus fazeres profissionais


A Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi realiza até a primeira metade de novembro a captação de materiais para o projeto "Os Bravissimi na Terra Roxa”, que repercutirá em uma exposição no Museu Histórico. O objetivo é coletar acervos familiares junto à população de Londrina e região, como fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos diversos, que possam contar parte da história de italianas e italianos que se estabeleceram na cidade durante o período de 1940 a 1980. O projeto conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os acervos recebidos passarão por uma triagem realizada pela equipe curatorial a fim de selecionar os itens que irão integrar a mostra cultural. A exposição tem como recorte temático o fazer profissional de italianas e italianos que colaboraram na construção da cidade, tendo como enfoque especial as mulheres que, de modo geral, passaram por um apagamento de boa parte de suas histórias ao longo das décadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral


Atualmente alguns estudos históricos já mencionam a mulher italiana como uma personagem fundamental na imigração para as colônias, embora não tenha sido considerada oficialmente protagonista nessas narrativas. "Representam, de certa forma, uma fonte silenciosa da educação de filhas e filhos, bem como de outras riquezas, sendo que este protagonismo deverá ser resgatado na exposição, por meio das lembranças pessoais dos descendentes italianos participantes desta mostra cultural”, destaca a presidente da associação, Hylea Ferraz. O projeto busca, também, conduzir uma descentralização no que toma a participação de descendentes londrinenses, por meio de uma divulgação dirigida nos distritos de Londrina e nas cidades circunvizinhas.

Publicidade


O projeto ainda contará com uma série de entrevistas que estão sendo realizadas com mulheres que representam a imigração italiana em Londrina. Essas narrativas irão integrar a mostra cultural e o catálogo bilíngue, que será produzido e distribuído, tanto nacionalmente como na Itália.


Protocolo de segurança para entrega de materiais - Os interessados em doar ou emprestar objetos para a exposição podem entrar em contato com o historiador Luís Gustavo Cavalheiro, via WhatsApp, pelo telefone (18) 99638-9434. A entrega dos materiais no Museu Histórico de Londrina poderá ser agendada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas (com exceção de quarta-feira, em que o atendimento será realizado das 13 às 17 horas), seguindo o protocolo de segurança de uso de máscaras e álcool gel. O acesso ao museu será feito pela entrada da Rua Benjamin Constant, 900 (o portão será aberto no horário agendado).

Serviço: Mais informações sobre a captação poderão ser retiradas em contato com a Associação I Bravissimi pelo WhatsApp (43) 9 9957 7031 e pelo e-mail [email protected].


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade