Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Quarteirões históricos poderão ser tombados

Da Redação - Folha de Londrina
07 jun 2001 às 19:00

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina traça os primeiros planos para a preservação do patrimônio histórico da cidade, antes do desaparecimento definitivo de construções que representam fragmentos valiosos da cultura. A Secretaria Municipal de Cultura de Londrina inicia projetos nesta direção e formulou documentação solicitando o tombamento de uma área central em Londrina. São construções das décadas de 40 a 60 que resistem ao tempo. A região compreende a Av. Rio de Janeiro, Alameda Manoel Ribas e Rua Maestro Edydio do Amaral.

Entre as edificações de inestimável valor histórico e cultural alocadas na região indicada no pedido estão a Biblioteca Pública Municipal (antigo Fórum), Teatro Zaqueu de Melo (antigo Salão do Júri), as sedes dos Correios e Telégrafos e Associação Médica de Londrina, Secretaria Municipal de Cultura, Centro de Saúde, Companhia Telefônica Nacional (CTN) e a sede urbana do Grêmio Literário e Recreativo Londrinense. Além disso, foram incluídos no pedido de tombamento a Concha Acústica (Praça 1º de Maio) e o Bosque Marechal Cândido Rondon.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pedido foi encaminhado à curadoria de Patrimônio Cultural, em Curitiba, no dia 21 de maio e já retornou o protocolo (nº 4776-774/1), que segundo explicou Vanda de Moraes, gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, "é a garantia de que os bens estão sob proteção". Quando a solicitação de tombamento de Londrina entrar na pauta do Conselho de Patrimônio Cultural do Paraná ele será analisado. Se a análise for favorável, provavelmente, a cidade deve receber a visita de um técnico para verificar as edificações e se certificar da relevância do tombamento. O Conselho de Patrimônio Cultural do Paraná se reúne trimestralmente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região só perde moradores

Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais

Imagem de destaque
Filme se passa em 1987

Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina


Londrina possui atualmente três bens tombados: O Museu de Arte (antiga rodoviária); Praça Rocha Pombo e Cine-Teatro Ouro Verde. A Capela do distrito Espírito Santo está em processo de tombamento.

* Leia mais em reportagem de Francelino França na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta sexta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo