A queda de um galho de árvore sobre a linha de transmissão em Londrina, nas proximidades do trevo de acesso a Cambé, repetiu o ''apagão'' para 100 mil consumidores das 33,4 mil contas de energia elétrica da Companhia Paranaense de Energia (Copel), na região oeste da cidade, na manhã desta terça-feira, das 5h22 às 6h17. ''Foi uma coicidência desastrosa'', comentou o superintendente regional da Copel, engenheiro Elsson Marcos Spigolon. Segunda-feira os mesmos consumidores já haviam enfrentado o desligamento das 6h18min às 7h45min.
Técnicos da Copel acharam o galho cortado e queimado sobre os fios de energia elétrica. Da mesma forma, como aconteceu segunda-feira, o galho sobre os fios provocou um curto-circuito na linha de transmissão que alimenta a substação Jardim Bandeirantes. Segundo o superintendente da Copel, o desligamento é comum nesta época do ano, por causa da intensidade dos ventos.
Enquanto isto, consumidores tentavam pelo 0800.437.196 obter informações sobre o tempo de retorno da energia elétrica. Em outubro, o serviço de tele-atendimento da Copel registrou uma média de 700 ligações/mês. Destas, de acordo com Spigolon, 70% eram relacionadas à queda de energia. O comerciante aposentado Antônio Carlos Cotrin, 59 anos, foi um dos consumidores, que tentou por 20 minutos, ser atendido. ''Senti insegurança no atendimento por telefone, feito de Cascavel'', argumentou ele.
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A Copel tem cinco centrais de atendimento (Curitiba, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa e Maringá). A região atingida é atendida pela central mais próxima. No caso do aposentado, ele foi atendido por Cascavel porque a central de Londrina estava congestionada'', explicou o superintendente.