A Prefeitura de Londrina republicou no Jornal Oficial do Município desta quarta-feira (13) o edital de licitação para a 4ª etapa das obras do calçadão. A empresa vencedora do processo vai receber R$ 500 mil para reformar trecho localizado entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira publicação do processo, revelada no mês passado, deu deserta. Ou seja, nenhuma empresa se interessou pelas obras. "Esperamos que tudo dê certo desta vez", ressaltou o secretário municipal de Gestão Pública, Fabio Reali.
A previsão é de que os envelopes, com as possíveis propostas das empresas interessadas, sejam abertos no dia 18 de julho. "É a data inicial, que pode ser prorrogada se houver algum imprevisto."
Questionado sobre o que teria causado o desinteresse das empresas na primeira publicação do edital, Reali 'culpou' o "mercado aquecido da construção civil". "São construtoras que estão com trabalhos já marcados para fora da cidade e que, por isso, não têm tempo de ir atrás das licitações locais", argumentou.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Se o processo der deserto novamente, o secretário de Gestão não descarta a possibilidade de fazer uma contratação direta, sem licitação. "Podemos fazer isso se tivermos fundamento. E a falta de empresas interessadas nos dá base", explicou. "Queremos que a construtora responsável conclua tudo antes do Natal, para que as obras não atrapalhem o comércio no final do ano. Para que isso aconteça, podemos optar pela contratação direta ou por pedir mais celeridade a possível vencedora do processo", completou.
A responsável pela obra vai receber R$ 500 mil para fazer a troca do piso do calçadão, instalar nova iluminação e mobiliários e readequar o espaço nos padrões da acessibilidade.