Provavelmente, esta é a área com a maior extensão tomada pelo lixo em Londrina. Pelo menos 300 metros. Ela é usada irregularmente para o descarte de resíduos. É de perder de vista a quantidade de materiais em uma via não pavimentada na região norte de Londrina, que faz esquina com a avenida Angelina Ricci Vezozzo, próximo ao Residencial Quadra Norte. Há todo o tipo de lixo no local, orgânico, pneus, móveis, eletrônicos, materiais que poderiam ser reciclados, embalagens de papel, metal e plástico, resíduos cortantes e muitos objetos que acumulam água parada. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, pode se reproduzir neste ambiente.
A velha estrada já não permite a circulação de carros e veículos de grande porte. Isso porque, como mostram as imagens, os resíduos bloqueiam e impedem o acesso. Sobrou apenas uma estreita trilha na lateral da rua e que também é está sendo usada para o descarte de lixo.
A via sem pavimentação foi usada durante muitos anos por agricultores e moradores de sítios da comunidade rural Três Figueiras, além de outras propriedades localizadas entre a zona norte de Londrina e Ibiporã. Atualmente, o acesso pode ser feito pela continuação da avenida Saul Elkind, que, pavimentada, liga os dois municípios.
No passado, a via rural também foi utilizada por trabalhadores de uma grande empresa de embalagens da região norte, que está localizada ao lado do lixão a céu aberto. Esta área na zona norte deve assumir o posto de a maior extensão usada irregularmente para o descarte de resíduos em Londrina. O antigo estava localizado em uma via entre a avenida Graciliano Ramos e a rua São Sebastião, entre as zonas norte e oeste de Londrina, na divisa do Jardim Santo André com o Cilo 3. Os resíduos foram retirados daquele espaço no ano passado e o acesso ao local interditado para impedir descartes irregulares.
Leia mais:
Vivi Xavier aumenta população em 44%; Cincão e Centro Histórico apresentam queda de moradores
Após resgate em Carlópolis, filhote de lontra recebe cuidados veterinários em Londrina
Campanha de Natal é lançada pelo Instituto Não Me Esqueças de Londrina
Forças de segurança vão intensificar policiamento do comércio londrinense no fim de ano
CMTU ressalta que faz constantes limpezas
Em nota, a assessoria de comunicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização respondeu: "a CMTU ressalta que faz constantes limpezas no ponto onde a população descarta irregularmente lixo, localizado na estrada. Em 2017, retirou entulhos no local, em cinco oportunidades. Esteve lá em junho, agosto, outubro e duas vezes em novembro. No total foram retirados 139 caminhões basculantes de seis metros cúbicos de lixo. São 834 metros cúbicos. Porém, lamentavelmente, as pessoas continuam jogando lixo, cometendo crimes, que se flagrado, dá detenção de bens como veículos e multas pesadas", informou.