No período do feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro, a prestação de serviços municipais sofrerá algumas alterações. A sede administrativa da Prefeitura de Londrina, no Centro Cívico, estará fechada nesta quinta-feira (7), bem como os prédios públicos das secretarias e órgãos municipais descentralizados. Nestes locais, os atendimentos regulares também não serão realizados na sexta-feira (8), data definida como ponto facultativo nas repartições do Município, conforme estabelece o Decreto nº 982, assinado pelo prefeito Marcelo Belinati.
A publicação foi feita no Jornal Oficial, edição 4.987. Os atendimentos serão retomados na próxima segunda-feira (11).
Os agentes de trânsito atuarão na organização do tráfego para o desfile cívico, na avenida Leste-Oeste, e durante os períodos de fluxo mais intenso no Terminal Rodoviário de Londrina (TRL). Na sexta-feira, os servidores trabalharão em escala reduzida, com atendimento de urgência e emergência.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Os ônibus do transporte coletivo circularão com as tabelas de horários relativas aos domingos e feriados, com retomada das escalas normais no dia seguinte. No TRL, administrado pela CMTU, o Sete de Setembro terá atividade somente das equipes operacionais, com recesso dos trabalhos administrativos.
A coleta dos resíduos orgânicos e do rejeito será realizada normalmente, percorrendo as regiões já contempladas às quintas-feiras. Por outro lado, o recolhimento do material reciclável que seria feito no feriado será transferido para sexta.
Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, localizados nas zonas leste e norte, respectivamente, estarão fechados para o recebimento de descartes. A reabertura ocorrerá no dia seguinte, às 8h.
As ações de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição, poda de árvores, capina do mato e lavagem de calçadas, serão interrompidas no feriado, retornando ao cronograma habitual na sexta-feira.
As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas regularmente e a presença dos comerciantes será facultativa. Mais informações sobre o funcionamento dos serviços da companhia podem ser obtidas pelo telefone (43) 3379-7900, até as 17h de quarta-feira (6).
Educação – As unidades escolares da rede municipal de educação de Londrina não terão aulas nos dias 7 e 8 de setembro. O fechamento vale para as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Por sua vez, os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos conveniados com a Secretaria Municipal de Educação (SME) possuem calendário próprio. No entanto, costumam seguir os decretos municipais e estes cronogramas em situações de feriados e recessos.
A sede administrativa da SME também ficará fechada na quinta (7) e sexta-feira (8), voltando a atender o público normalmente na próxima segunda-feira (11).
Saúde – Seguindo o Decreto 982, nos dias 7 e 8 de setembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão fechadas, bem como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. A reabertura de todas essas unidades irá ocorrer na segunda-feira (11).
Já as UPAs Sabará e Centro-Oeste (Jardim do Sol) estarão abertas todos os dias, durante 24 horas, assim como o Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor. Funcionam normalmente também os serviços do SAMU, Maternidade Municipal, Pronto Atendimento Infantil (PAI), CAPS III, o PA 16 horas do Maria Cecília (7h à 1h), na região norte, e o PA 18 horas do União da Vitória (das 7h às 23h), na região sul.
Defesa Social – A Guarda Municipal de Londrina (GML) mantém expediente normal em todos os dias da semana, durante 24 horas. Os agentes prestam serviços de patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e outras áreas. O serviço de videomonitoramento da GML também continua, entre outros. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).
Parque Arthur Thomas – Uma opção de lazer gratuito em área aberta de Londrina, nesta semana com feriado, é o Parque Arthur Thomas, que ficará aberto todos os dias, inclusive no dia 7, e também nos dias 8, 9 e 10 de setembro. O público pode visitar o local das 8h às 17h. O endereço é rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul.
O parque fica aberto sempre de terça a domingo, fechando apenas às segundas-feiras, único dia em que não funciona. Já a sede administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que também opera no espaço do Parque Arhur Thomas, estará fechada nos dias 7 e 8, e abrirá novamente na segunda-feira (11).
Acesf – A sede administrativa do órgão, na avenida Juscelino Kubitschek (JK), Centro, não terá atendimento ao público nos dias 7 e 8, retomando as atividades no dia 11. Mas os serviços funerários (plantão 24h) não sofrem alterações e continuam disponíveis a qualquer momento.
O site da Acesf – acesf.londrina.pr.gov.br – disponibiliza diversas informações sobre os atendimentos prestados, inclusive uma série de serviços on-line, que abrangem itens como consulta de local de sepultamento, obituários, listagem de serviços e preços, emissão de taxa de manutenção e outros.
Restaurante Popular – Apenas no dia do feriado (7) o RP estará fechado ao público, e o local retorna à ativa já na sexta-feira (8). O funcionamento é das 11h às 14h, de segunda a sexta-feira, na rua Professor João Cândido, 14, Centro, em frente ao Terminal Urbano.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), responsável por gerir o Restaurante Popular, divulga a agenda semanal com o cardápio de cada dia em sua página no Instagram – clique aqui.
Serviços da CMTU – Nesta quinta-feira (7), feriado da Independência do Brasil, os setores administrativos e de atendimento ao público na Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não terão expediente.
Devido ao decreto que considera a sexta-feira (8) como ponto facultativo nos órgãos da administração direta e indireta de Londrina, as atividades normais serão retomadas na segunda-feira (11).
Assim, processos como apresentação de condutor infrator e interposição de recurso contra autuações, por exemplo, poderão ser protocolados, sem prejuízo à contagem de prazos, no dia em que os trabalhos forem restabelecidos.