A Sanepar adotou uma forma prática de orientar o consumidor para o uso racional da água. Em Londrina e Cambé, a empresa mantém uma sala com equipamentos hidráulicos na área de atendimento ao cliente e um técnico visita associações de moradores e outras entidades, levando parte desse material até a comunidade. Paralelamente, está sendo realizado um trabalho sobre a Tarifa Social, com recadastramento de famílias.
Em uma bancada estão instalados diversos hidrômetros, um manômetro, torneira, chuveiro, caixa de água de acrílico com bóia, mangueira de jardim e um cronômetro. Com o auxílio das peças, o técnico Arnaldo Gripp Bicalho mostra as diferentes condições de consumo. Explica, por exemplo, que o gasto de água é muito maior quando se utiliza a que vem direto da rede distribuidora. "Quando utilizamos a água de um reservatório domiciliar com bóia, estamos desperdiçando muito menos", adverte Arnaldo. Ele explica que é registrada uma diferença de até 85%, dependendo da pressão da rede de abastecimento.
Outro exemplo é que, em cada descarga feita em um vaso sanitário com sistema de válvula, é possível gastar até 30 litros de água. Usando uma descarga tipo bacia, com caixa acoplada fixada ao vaso, pode-se reduzir o consumo em 73%. "Formas de economizar água no dia-a-dia não faltam", garante o técnico.
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Arnaldo leva uma bancada a associações de moradores e outras instituições com as peças hidráulicas e faz demonstrações dos equipamentos, explicando o uso racional da água. Ele ressalta a eficiência dos redutores de vazão, a importância da caixa d'água, esclarece as pessoas sobre os benefícios do recadastramento para a Tarifa Social e tira dúvidas dos participantes.
"Por falta de informação, as famílias menos favorecidas acabam consumindo mais do que o necessário e não usufruem dos benefícios da tarifa diferenciada. E é com esse trabalho de resgate social que a Sanepar está conseguindo modificar a situação," avalia Arnaldo.
Tarifa Social - O gerente de Receita da Sanepar na Região Metropolitana de Londrina, Oscar Fernandes, explica que está realizando um trabalho de resgate social, além das orientações sobre o uso racional da água.
"Estamos, ainda, facilitando o pagamento das contas atrasadas, renegociando os débitos", conta o gerente. Oscar avalia que, com esse tipo de procedimento, já conseguiu recadastrar cerca de mil famílias na Tarifa Social, promovendo o acesso ao saneamento básico, em consonância com a diretriz do governo estadual e do federal".
Há sete anos, a Sanepar possuía 14 mil consumidores cadastrados na Tarifa Social em Londrina. Já no início desse ano, quando a nova diretoria assumiu, restava menos de mil beneficiados. Para ampliar o atendimento e recadastrar as famílias, a empresa está trabalhando em parceria com a Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal, dentro da política de ação integrada e responsabilidade compartilhada.
A Sanepar está modificando os critérios para a inclusão na tarifa diferenciada, o que permitirá o acesso a ela de um número muito maior de pessoas.
Informações da AG6encia Estadual de Notícias