Trinta mil pessoas são esperadas no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, em Londrina, no próximo dia 12 de outubro, data dedicada à padroeira do Brasil.
O feriado é a oportunidade que muitos fiéis têm de rezar, pedir, pagar promessas ou agradecer por graças concedidas por intercessão da padroeira. O padre Vandemir Araújo, pároco do santuário, explica que os fiéis que prometeram pagar alguma promessa por conta de alguma graça alcançada, podem fazê-lo no santuário em Londrina, sem a necessidade de peregrinar ao santuário nacional, na cidade de Aparecida.
"É um local de peregrinação, recolhimento e penitência. Se alguém tem uma promessa que fez e tem que cumprir, não precisa ir ao Santuário Nacional, mas pode pagar a promessa aqui no Santuário local", justifica o sacerdote. Ele celebrará a última missa no dia 12, campal, programada para as 18 horas, seguida de uma procissão luminosa que dará volta em algumas quadras próximas ao Santuário e retornará ao templo.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
A Arquidiocese de Londrina quer tornar o santuário uma referência também para cidades da região que estejam fora dos limites arquidiocesanos. Muitas vezes não há condições de fiéis do Paraná viajarem até o interior de São Paulo. Por isso, o santuário da Vila Nova pode receber esses católicos que desejam peregrinar. Há 15 anos o local é santuário, local de peregrinação. A paróquia foi criada há 60 anos.
Histórico:
A fé do povo em Nossa Senhora Aparecida teve início por volta de 1717, quando uma imagem apareceu a pescadores no rio Paraíba que primeiramente pescaram o corpo da imagem e, sem seguida, resgataram a cabeça da santa. Logo depois, houve uma pescaria abundante. A santa, conhecida como Nossa Senhora Aparecida, foi declarada padroeira do Brasil em 1929, pelo então papa Pio XI. Segundo a coordenadora da festa da padroeira em Londrina, Márcia Ponce, a fé do povo está próxima do encontro da imagem nas águas do rio. "É um retrato do povo necessitado e sofredor porque ela apareceu perto do povo", comenta.
Programação de missas:
05:00 – Padre Marcelo Gomes
06:15 – Padre Edivan Pedro
07:30 – Padre Alexandre
09:00 – Padre Afonso
10:30 – Padre Romão
13:30 – Padre Marcos José
15:00 – Dom Orlando Brandes
16:30 – Padre Isaac
18:00 – Padre Vandemir
* às 11h30, haverá bênção de carros. A partir do meio-dia, uma grande queima de fogos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida.