A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina promove, de 19 a 24 de março, a Semana da Mulher. A campanha, que é realizada em conjunto por todas as diretorias do órgão. O objetivo é incentivar a conscientização, a prevenção, o autocuidado, o diagnóstico e o tratamento oportuno contra o câncer de colo de útero, visando proporcionar maior acesso à saúde para as mulheres.
Entre as atividades conduzidas, estão atendimentos em horário noturno às mulheres – voltados em especial para as trabalhadoras – na Policlínica Municipal. As pacientes terão à sua disposição consultas com médicos e ginecologistas, exames preventivos e clínicos de mamas e testes rápidos para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs. Os atendimentos acontecerão das 19 às 23 horas, e os agendamentos estão sendo realizados pelas unidades de saúde.
No sábado (24), das 8 às 14h, as unidades básicas de saúde da área urbana, assim como as de Guaravera e Lerroville, na região rural, estarão abertas, realizando as seguintes ações: coleta de citopatológico de colo de útero, exame clínico das mamas e solicitação de mamografia (se indicado); imunização contra a dengue (segundas e terceiras doses) para a população de 15 a 27 anos; e vacinação contra o HPV para meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
A gerente de Programas Especiais em Saúde da Secretaria da Saúde, Lilian Nellessen, explicou que as atividades estão alinhadas às comemorações do Dia Internacional da Mulher e ressaltou a sua importância. "Historicamente, o município de Londrina promove em março a campanha de exames preventivos e a intensificação das agendas voltadas à saúde da mulher, além da vacina contra o HPV. O câncer de colo de útero é prevenível, porém, o número de óbitos causados em Londrina aumentou de 10 para 19 nos últimos cinco anos. Daí a necessidade de ações como essas para as mulheres", frisou.
Capacitações – Também como parte das ações alusivas ao mês da mulher, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde concluirá os ciclos de capacitações iniciados em 2017, para os seus profissionais, referentes ao "Manual do Cuidado no Pré-Natal e no Puerpério na APS". Nos dias 21 e 28, serão realizadas oficinas para duas turmas, compostas por médicos, enfermeiros e dentistas. As atividades acontecem na Unopar e terão carga horária de 6 horas.