A Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta quarta-feira os novos números da dengue em Londrina. O levantamento, feito semanalmente, aponta que foram confirmados 34 novos casos – totalizando 37 neste ano - e que existem 360 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença.
O mesmo número de notificações foi atingido no ano passado apenas no mês de março. "O vírus não parou de circular desde o ano passado, esse aumento é característico do ciclo da doença", disse hoje o coordenador do setor de Endemias da secretaria, Luiz Alfredo Gonçalves.
Luiz Alfredo disse que as chuvas constantes dessa época do ano também são um outro agravante para o aumento no número de notificações, pois facilitam a procriação do mosquito. "Quando chove, não é possível usar as bombas costais e nem mesmo o fumacê", explicou.
Leia mais:
Aluno leva faca escondida na mochila para escola municipal de Londrina
Proerd forma 250 alunos de quatro escolas municipais de Londrina
Gramado do estádio do Café em Londrina recebe manutenção nesta terça-feira
Quarta-feira será de sol entre nuvens e temperatura amena em Londrina e região
Segundo o levantamento, a região leste é a que tem o maior número de casos suspeitos (77%), principalmente nos jardins Marabá, Santa Fé e Monte Cristo. Entre os casos confirmados, 97% deles estão nessa região, o que representa 36 pessoas infectadas – o outro caso é na região central. "Mas existem notificações em todas regiões da cidades. O trânsito das pessoas ajuda a disseminar o vírus", disse Gonçalves.
O lançamento do inseticida por meio de bombas costais motorizadas, que estava programado para ter início na semana passada, só pode começar esta semana, por causa das chuvas. O número total de casos da doença registrado no ano passado, que era de 422, foi atualizado, aumentando para 430.