Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Londrina

Secretaria da Agricultura quer criar cooperativa de crédito rural

Redação - Folha de Londrina
13 jan 2003 às 15:28

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento vai realizar no dia 13 de fevereiro uma palestra para discutir a formação da Cooperativa de Crédito Solidário (Cresol). Participam do evento o prefeito Nedson Micheleti, representantes da Secretaria de Assistência Social, dos conselhos distritais e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O palestrante é o diretor executivo de expansão do sistema Cresol Ismael Teles.

Segundo o diretor de Abastecimento da Secretaria de Agricultura, Paulo Gonçalves da Silva, o objetivo da cooperativa é democratizar o acesso ao crédito para o pequeno produtor agroindustrial. "O sistema Cresol trabalha com juros entre 3% e 4% ao ano; esse valor não existe em nenhum outro financiamento. Constatamos que o produtor familiar deixa de fazer melhorias de baixo custo na sua produção porque os juros de empréstimos são muito altos", disse.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


São necessários no mínimo 20 sócios para fundar a cooperativa, que devem colaborar com um valor mínimo, que, segundo Paulo, deve ser em torno de R$ 100. Os recursos são repassados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e pelo Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). "A cada real que é investido pela cooperativa, são repassados R$ 12", disse Paulo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja vídeo:

Veja a previsão do tempo para este fim de semana em Londrina e região

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo

Imagem de destaque
"Mãos que Transformam"

Alunos da Apae de Londrina formalizam cooperativa em programa nacional

Imagem de destaque
Para terminar a semana

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta sexta-feira


Cada sócio pode fazer empréstimos de até 12 vezes o valor que investiu ao integrar a cooperativa. Ao fim de um ano de funcionamento, será feita uma divisão de sobras, uma repartição do capital gerado com os investimentos. "Os critérios para dividir esse valor serão o dinheiro que o sócio aplicou ao entrar para a cooperativa e o investimento social que proporcionou, como por exemplo, geração de empregos", explicou.

Nessa reunião será formada uma comissão pré-cooperação, que vai conhecer a experiência do município de Pitanga (PR) com o crédito solidário. Na etapa seguinte, a idéia será passada aos cerca de cem produtores nas reuniões dos conselhos distritais de desenvolvimento rural. Segundo Paulo Gonçalves da Silva, a cooperativa deve estar constituída até o fim de março.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo