A SMTER (Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda) está ampliando o número de atendimentos presenciais para os serviços de auxílio na busca por emprego e habilitação do seguro-desemprego. A agenda é aberta todas as quintas-feiras, sempre às 8h, e fecha quando está totalmente preenchida.
A partir desta quinta (2), o número de vagas semanais disponibilizadas aos trabalhadores, mediante agendamento, passará de 200 para 280.
Desse total, 160 vagas serão para a procura de emprego e 120 para quem precisa dar entrada no seguro. O agendamento deve ser feito através da página da SMTER no site da Prefeitura (clique aqui).
Leia mais:
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
A ampliação foi possibilitada pela reorganização de processos administrativos da Secretaria e pelo treinamento e incorporação, à equipe de atendimento da SMTER, dos atiradores do TG (Tiro de Guerra) de Londrina que participam do projeto “Civismo e Cidadania no Mundo do Trabalho”. O projeto é um convênio entre o TG e a Prefeitura.
Por meio da iniciativa, os atiradores recebem a formação profissional e chegam preparados ao mercado de trabalho, através de um estágio desenvolvido na Prefeitura. O projeto nasceu na Secretaria do Trabalho, tendo recebido destaque nacional do Exército Brasileiro, e poderá ser ampliado para todos os setores da Prefeitura.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou o trabalho da pasta para a ampliação do número semanal de vagas.
“Temos o compromisso de atender ao trabalhador da melhor forma possível. Com responsabilidade, estamos, sempre que possível, abrindo novas possibilidades sem deixar de prezar pela qualidade do atendimento e pela segurança do cidadão. Sabemos que alguns ainda têm dificuldade nos processos on-line, e estamos aumentando o atendimento presencial para auxiliá-los”, comentou.
Santos solicitou que os cidadãos que dominam as ferramentas tecnológicas dêem preferência a esse tipo de atendimento. “Estamos disponíveis no WhatsApp, que oferece exatamente os mesmos serviços que o atendimento presencial. Além disso, também é possível fazer os processos diretamente pelos aplicativos Sine Fácil, para a procura de emprego, ou CTPS Digital, para o seguro. Dessa forma, os atendimentos presenciais ficam disponíveis para quem realmente precisa”, reforçou.
O secretário também ressaltou que a SMTER disponibiliza tutoriais para facilitar esse autoatendimento. “No site da Secretaria, temos um manual bem prático com o passo a passo, e, para aqueles que preferem assistir a um vídeo, oferecemos também as instruções nesse formato. Hoje, o processo está bem simplificado e acessível. São soluções que economizam tempo e dinheiro, uma vez que o trabalhador não precisa se deslocar até a Secretaria”, salientou.
Ainda segundo Santos, a Secretaria se destaca pela eficiência do atendimento realizado via WhatsApp, que tem apresentado ótimos resultados.
“Nós conseguimos atender o triplo de pessoas por meio dessa ferramenta, em comparação com o atendimento presencial, e com a mesma qualidade. Entendemos a melhor forma de utilizar esse instrumento e aproximamos o trabalhador das oportunidades, diretamente pelo celular. Neste momento, estamos oferecendo mais horários para o atendimento presencial, mas já estamos estudando a ampliação, também, do atendimento on-line”, garantiu.