A Secretaria de Meio Ambiente de Londrina (Sema) foi notificada nesta sexta-feira (10) por uso irregular de produtos químicos para o controle do mato na zona norte de Londrina. Fiscais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Força Verde flagraram funcionários da secretaria aplicando o veneno em um fundo de vale, área de preservação ambiental, no Ribeirão Lindóia, próximo ao Lago Norte. De acordo com a lei, a aplicação deste tipo de produto é proibida em zonas urbanas.
De acordo com reportagem do ParanáTV (RPC), exibida na noite de ontem, os funcionários declararam que o mesmo procedimento já havia sido adotado em vários outros locais da cidade, inclusive no canal da avenida 10 de Dezembro, que fica às margens do Córrego Cambezinho, que desemboca no Parque Arthur Thomas.
No final da manhã deste sábado (11), uma nota oficial da Sema foi divulgada à imprensa. A secretaria assumiu e justificou a capina química. Segundo a Sema, ontem mesmo a secretaria repassou ao IAP as explicações para os procedimentos adotados para o controle do mato em Londrina. Veja a seguir a nota oficial.
Leia mais:
Previsão do tempo: Frente fria avança sobre o estado e causa chuvas em Londrina e região.
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Aluno leva faca escondida na mochila para escola municipal de Londrina
Proerd forma 250 alunos de quatro escolas municipais de Londrina
Limpeza do canal da 10 de Dezembro
Razões: para evitar iminente desastre dmbiental em função da grande quantidade de vegetais nas paredes do canal que o seu enraizamento resultaria no rompimento do mesmo.
O novo asfalto desta via pública seria rompido com grande prejuízo material para o Município de Londrina.
Não foi utilizada a capina por ser impossível quando plantas encontram-se sustentadas em material sólido, paredes, não em solo.
Eliminação de taboas entre o Farid Lybos/José Belinati
1- Faz parte de um conjunto de outros benefícios que resultam na urbanização da área, criando espelhos d´água com consequente embelezamento.
2- Taboa, que é uma planta exótica e invasora, só aparece em áreas já bastante poluídas, portanto mediadas como a implantação das matas ciliares, entre outras, que faremos restará numa área agradável e menos poluída.
3- Segurança Pública já que no processo de limpeza deste terreno destruímos mais de 50 pés de maconha e fomos recebidos à bala pelos traficantes/ produtores, necessitamos de proteção policial para prosseguirmos com este serviço.
4- Não foi utilizada capina mecânica em razão de ser área encharcada assim sendo é impossível o deslocamento de trabalhadores em sua extensão.
5- Para evitar contaminação do Córrego Lindóia realizamos uma drenagem anterior no terreno com taboas
Herbicida utilizado, em baixas quantidades e por intermédio de máquina costal, portanto com menor potencial tóxico: FINALE, que por ser um glufosinato é de contato, matando as células; não sendo sistêmico como o glifosato, portanto infinitamente menos tóxico ambientalmente que o comumente usado nas lavouras da região.